Qual a relação entre a sua saúde emocional e o dinheiro?

Ao pensar nas suas finanças hoje, o que você sente? Você consegue perceber como a sua saúde emocional e o dinheiro estão relacionados no seu dia a dia?

Você acredita que seria mais feliz se sua conta bancária acabasse o mês com um saldo maior? 

Embora muitos acreditem que dinheiro não traz felicidade, não podemos ignorar que ele, pelo menos, influencia nesse sentimento na medida em que facilita o acesso a produtos e serviços de melhor qualidade como um bom plano de saúde, boas escolas para os filhos, restaurantes da sua preferência etc. 

Além disso, uma vida financeira saudável tem relação direta com a sua qualidade de vida e, entre outros benefícios, colabora para a redução do estresse associado às incertezas resultantes da falta de dinheiro. Para exemplificar, responda às seguintes perguntas:

  1. Como você se sente quando precisa pagar uma conta muito importante como o aluguel ou a parcela da sua casa e não dispõe desse valor?
  2. Como você se sente quando precisa pagar uma conta muito importante como o aluguel ou a parcela da sua casa e sabe que o valor estará disponível no dia que você precisar?

Qual dessas situações gera mais estresse e noites em claro? Provavelmente, você vai dizer que é a primeira. As situações que envolvem dinheiro impactam em nossa vida emocional, por isso, precisamos construir uma relação saudável entre essas duas áreas. 

Como os brasileiros se relacionam com as finanças?

Falar sobre dinheiro ainda é um grande tabu para grande parte dos brasileiros. Um estudo do Banco Itaú analisou a relação do brasileiro com as finanças. A pesquisa contou com a participação de 2071 entrevistados, das classes A,B,C,D e E. Desse total,

  • 46% acredita estar gerenciando suas finanças de maneira errada e, por isso, prefere nem olhar para o próprio dinheiro 
  • 49% evita pensar no assunto finanças
  • 50% considera essencial falar sobre dinheiro
  • 60% nunca falou quanto ganha
  • 97% afirmaram ter dificuldades para administrar as próprias finanças

Esses resultados chamam a atenção porque refletem um processo que começa ainda na infância e pode ter consequências desastrosas na vida adulta. A boa notícia é que é possível transformar esse processo através da educação financeira.

Como a sua saúde emocional e o dinheiro se relacionam?

Toda decisão que tomamos é influenciada pelas nossas emoções no momento, até a escolha do que comprar ou não. Além disso, os problemas financeiros impactam diretamente no nível de estresse e nas noites de sono, principalmente, em função da preocupação excessiva em como fazer o que precisa ser feito.

Nesse sentido, ter uma vida financeira ajustada ao seu padrão de vida atual e que te permita investir nos seus sonhos e projetos futuros é uma ferramenta poderosa para desfrutar de uma relação positiva entre sua saúde emocional e o dinheiro.

O excesso de preocupação é um dos maiores obstáculos para uma noite de sono renovadora e os problemas financeiros contribuem bastante para isso. Quando a qualidade do sono é comprometida, todo o organismo sofre. Alguns estudos chegam a associar um maior risco de diabetes e doenças cardiovasculares a um sono ruim. Além disso, os efeitos mais imediatos das noites mal dormidas envolvem:

  • dificuldade de concentração
  • menor produtividade e criatividade
  • comprometimento da memória
  • instabilidade emocional

O sono de qualidade é um fator essencial para uma vida saudável e é responsável por realizar funções reparadoras no organismo. 

Esses dados nos ajudam a perceber como uma vida financeira saudável impacta em muito mais do que em uma conta bancária com saldo positivo. Mais do que aliviar o estresse, ter uma vida financeira equilibrada abre espaço para novos projetos e sonhos.

Como o gerenciamento financeiro pode ajudar a diminuir o estresse?

Ter uma vida financeira saudável é consequência de uma disciplina diária que não se resume a anotar os gastos ou escolher o que vai ser comprado da forma mais racional possível. Ela passa pela construção de uma relação equilibrada com o dinheiro e da tomada de decisão.

Contudo, se você registra seus gastos, consegue ter um panorama de como gasta seu dinheiro e, portanto, tende a desenvolver um olhar mais realista sobre como pode se organizar para investir nos seus projetos futuros. 

Nessa jornada, a educação financeira é uma ferramenta poderosa para afinar  a relação entre a sua vida emocional e o dinheiro. Assim, além de encontrar um caminho para experimentar uma vida mais tranquila e segura, você descobre formas de dar novos passos, realizando os ajustes necessários e se aproximando dia após dia da conquista dos seus objetivos.

Gostou deste artigo? Confira outros que também podem te interessar.

Search
Abrir bate-papo
Fale com a OABPrev-RJ!
Fale com a OABPrev-RJ pelo WhatsApp!