Vivemos em um mundo permeado de incerteza. Nesse ambiente, o planejamento financeiro nos ajuda a minimizar os efeitos causados pelas surpresas da vida. Em outras palavras, a existência desse elemento é uma maneira de se preparar para os imprevistos futuros.
Muitas vezes, o medo e a ideia de que ainda é cedo para começar a pensar no futuro, de que é hora de curtir a vida ou de que nada de mal irá acontecer nos impedem de encarar o cuidado com o nosso futuro financeiro de maneira apropriada.
Contudo, quando os desafios chegam, precisamos estar preparados. Por isso, a hora de começar a pensar nesse assunto é agora.
Um dos primeiros passos para dar o primeiro passo rumo ao planejamento financeiro é entender como está a saúde das suas finanças hoje e identificar seus objetivos para o futuro.
Antes de tratar de aspectos práticos, no entanto, você precisa entender a importância de se planejar financeiramente para o futuro. Nessa jornada, a previdência privada pode se tornar uma aliada para você e sua família.
Por que ter um planejamento financeiro?
O futuro é incerto e a vida está repleta de desafios imprevisíveis: a perda de emprego, despesas médicas inesperadas e eventos imprevistos podem causar impactos significativos nas finanças pessoais. Portanto, se planejar para esses tipos de risco e adotar uma postura proativa em relação a isso é fundamental.
O planejamento financeiro adequado te ajuda a criar uma reserva monetária. Além disso, ele permite minimizar os impactos das situações inesperadas com mais segurança e tranquilidade. Nesse contexto, a previdência privada é uma ferramenta valiosa entre os recursos envolvidos no planejamento financeiro.
Diferente da Previdência Social que, na maioria das vezes, não é suficiente para atender às necessidades individuais, a previdência privada permite que os indivíduos construam uma reserva financeira significativa ao longo do tempo.
Segurança Financeira e Aposentadoria
Uma das principais vantagens da previdência privada é a segurança que ela proporciona durante a aposentadoria.
Com a expectativa de vida aumentando e o valor das pensões cada vez mais distante do custo de vida do brasileiro, garantir os recursos adequados para sustentar um estilo de vida confortável na fase pós-trabalho, é essencial.
Com a previdência privada, os contribuintes acumulam uma reserva financeira consistente por meio de aportes realizados ao longo dos anos. Dessa forma, eles garantem uma renda complementar para o período em que as fontes de renda tradicionais tendem a diminuir.
Flexibilidade e Controle
A opção por um plano de previdência privada envolve um alto nível de flexibilidade e controle sobre seus investimentos.
Por ser um produto oferecido por empresas privadas, o investidor tem liberdade de escolher entre diferentes tipos de planos como, por exemplo, o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). A decisão é tomada com base nas necessidades específicas e no perfil de risco do titular do plano.
Essa flexibilidade permite ajustar estratégias de investimento de acordo com as mudanças nas circunstâncias pessoais e no mercado financeiro.
Benefícios Tributários
Os benefícios tributários associados a alguns tipos de planos são outro aspecto que chama a atenção em relação à previdência privada.
Em muitos casos, as contribuições para a previdência privada podem ser deduzidas do imposto de renda, proporcionando uma economia fiscal significativa. Além disso, o imposto sobre os ganhos de capital pode ser adiado até o resgate, permitindo que o dinheiro cresça de maneira mais eficiente ao longo do tempo.
Educação Financeira
Ao adotar a previdência privada como parte integrante do planejamento financeiro, os indivíduos investem não apenas na segurança financeira da sua família, mas também em sua própria educação financeira.
Nesse cenário, compreender os mecanismos da previdência privada e tomar decisões baseadas em informações obtidas a partir de profissionais competentes e fontes seguras cria um senso de empoderamento. Isso contribui para que as pessoas assumam o controle de seu futuro financeiro.
Como começar a montar o seu planejamento financeiro?
Como já foi dito, o planejamento financeiro é uma ferramenta importante para o futuro de qualquer pessoa e a previdência privada aparece como um recurso valioso nessa jornada, oferecendo segurança, flexibilidade e benefícios tributários.
Na prática, antes de começar a fazer seu planejamento financeiro, você precisa ter clareza sobre três coisas:
- Seus objetivos
- Suas dívidas
- Sua situação financeira atual
Esses três fatores ajudam a entender como você pode começar a se planejar hoje, com os recursos que estão nas suas mãos. Diante dessas informações, você consegue avaliar variáveis como, por exemplo:
- Se a melhor estratégia é cortar gastos ou se buscar formas de fazer renda extra é suficiente
- Identificar as ferramentas que podem colaborar mais com os seus objetivos futuros.
Mais do que se prevenir diante de possíveis imprevistos, o planejamento financeiro é um caminho para investir nos sonhos e projetos importantes para você. Logo, ao adotar uma abordagem proativa, é possível também construir um futuro financeiro sólido, mesmo quando os desafios se apresentarem.
Não espere o dia de amanhã para começar a caminhar em direção a um futuro financeiramente seguro. A OABPrev-RJ oferece planos de previdência privada para advogados do Estado do Rio de Janeiro. Clique aqui e saiba como podemos ajudar você a cuidar do seu planejamento financeiro para o futuro.