Mude sua visão sobre o dinheiro e transforme suas finanças em 2023

Você já percebeu que as decorações de natal estão a todo vapor pelas cidades? Isso significa que falta muito pouco para 2022 acabar e que a hora de dar o primeiro passo para transformar sua relação com o dinheiro é agora.

Faltam menos de 45 dias para 2023 começar. Você já fez sua listinha de ano novo?

As listas de metas de ano novo costumam envolver itens como:

  • Fazer atividade física
  • Economizar dinheiro para um determinado objetivo
  • Estudar sobre um assunto específico
  • Passar mais tempo com a família
  • Tirar do papel o projeto x ou y

Você já viu alguém desejar transformar sua relação com o dinheiro?

Esse desejo pode causar estranheza. Porém, a maneira como enxergamos o dinheiro faz toda a diferença em nosso comportamento financeiro. Por isso, buscar recursos que nos ajudam a olhar para as finanças com outros olhos pode ser muito bom.

O fim de um ano é um excelente momento para tomar a decisão de agir de maneira diferente nas situações que, de alguma forma, nos desagradam. Esse é um dos motivos para as metas de ano novo fazerem tanto sucesso. Quem nunca começou um ano querendo gastar menos, investir no futuro ou administrar melhor seu dinheiro?

Escrever o que você planeja fazer nos próximos 12 meses é ótimo, mas e a sensação de olhar para trás e ver que você conquistou o que desejava? Para experimentar isso, é preciso ir além do desejo.

O que isso tem a ver com transformar a relação com o dinheiro?

Muita coisa.

O aspecto financeiro é fundamental para qualquer projeto, não importa o tamanho dele. Nesse sentido, tanto fazer aulas de culinária como comprar a casa própria têm algo em comum: custam um determinado preço. A diferença é a quantia que você precisa destinar para cada objetivo.

Independente dos seus projetos para 2023, uma coisa é essencial: ter uma relação saudável com as suas finanças.

Toda decisão nasce de um pensamento. Portanto, hoje, queremos compartilhar três fatos que te ajudarão a transformar sua relação com o dinheiro em 2023 e nos anos que virão. 

Fato 1: O dinheiro te coloca a um passo da realização dos seus sonhos.

Em um primeiro momento, essa afirmação pode causar estranheza. Contudo, se você pensar bem, vai perceber que o dinheiro te ajuda a chegar mais perto da concretização dos seus projetos porque contribui para que os seus objetivos se tornem realidade.

Nem sempre, o aspecto financeiro aparece como um fator principal, mas ele sempre está lá. Quer ver?

Se o seu sonho é ter uma família feliz, o dinheiro não é a parte mais importante. Porém, quando sua relação com ele é saudável, a tendência é que a maneira que você usa esse recurso beneficie suas relações. Afinal, o estresse gerado pelos problemas financeiros também costuma ser menor.

Por outro lado, se o seu sonho é abrir o seu próprio escritório de advocacia, o dinheiro tem uma importância maior porque te permite, por exemplo, encontrar imóveis em localizações melhores.

Nas duas situações, o dinheiro se revelou um recurso que, quando usado a seu favor, traz os melhores resultados.

Fato 2: Seu relacionamento com as suas finanças revela como você enxerga o dinheiro.

Quem manda na sua relação com o dinheiro: ele ou você?

Para responder a essa pergunta, você precisa olhar para como você usa o dinheiro na hora de tomar decisões. Ele é um limite que bloqueia seus sonhos ou um recurso que te aproxima deles?

Quando o dinheiro é visto como um recurso, temos a tendência de olhar para ele como um elemento agregador na caminhada rumo aos sonhos. Porém, não damos a ele uma importância maior do que a que ele, de fato, tem.

O que você gostaria de realizar hoje, mas acha difícil por causa da questão financeira? Não é hora de, em vez de adiar seu sonho, trabalhar para tirá-lo do papel mesmo que você comece com passos aparentemente bem pequenos?

Quando você entende que você é quem define o destino do seu dinheiro, percebe que também é capaz de usar esse recurso a seu favor e realizar os seus sonhos e projetos. 

Fato 3: Administrar bem suas finanças é benéfico para a sua vida como um todo.

Dinheiro traz felicidade. Sim ou não?

É provável que sua resposta seja não. Contudo, você já pensou em como a vida da sua família poderia ser mais confortável se a sua relação com o dinheiro fosse outra?

  • Como isso impactaria na qualidade de vida de todos?
  • O que poderiam realizar juntos?
  • Que oportunidade diferentes seus filhos poderiam ter?

Uma boa administração financeira beneficia as diferentes áreas da sua vida de forma positiva. 

O que te impede de começar a investir nos seus sonhos hoje?

Para muitos, começar a investir em projetos pessoais hoje parece impossível. As razões para isso são diversas: pouco tempo disponível, uma rotina muito atarefada etc.

Na prática, porém, muitas vezes a noção do impossível tem uma relação maior com o aspecto financeiro do que com outros fatores. Esse é um dos fatores que mostra como a educação financeira transforma a vida das pessoas.

Investir em projetos pessoais não é uma decisão que depende, necessariamente, de investimento financeiro. O primeiro passo, no seu caso, pode ser estudar sobre um determinado assunto.

Contudo, se os seus projetos dependem de dinheiro para começar, que tal descobrir formas de investir e começar com pequenos passos?

Se você não dispõe de grandes quantias e não pretende usar o dinheiro aplicado em pouco tempo, os planos de previdência privada são uma estratégia interessante para começar.

Se você se interessa pelo assunto ou não sabe por onde começar, conheça os conceitos básicos de previdência e como funcionam os plano de previdência privada.

Search
Abrir bate-papo
Fale com a OABPrev-RJ!
Fale com a OABPrev-RJ pelo WhatsApp!