Você já ouviu falar que o Brasil está envelhecendo?
Embora essa frase seja bem comum, os dados do Censo de 2022 mostram que essa realidade está cada dia mais próxima. Essa situação levanta uma pergunta: como isso impacta a sua vida?
Segundo o site do IBGE,
Em 2022, o total de pessoas com 65 anos ou mais de idade no país (22.169.101) chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% frente a 2010, quando esse contingente era de 14.081.477, ou 7,4% da população. Já a população idosa de 60 anos ou mais é de 32.113.490 (15,6%), um aumento de 56,0% em relação a 2010, quando era de 20.590.597 (10,8%). É o que revelam os resultados do universo da população do Brasil desagregada por idade e sexo, do Censo Demográfico 2022. Esta segunda apuração do Censo mostra uma população de 203.080.756 habitantes, com 18.244 pessoas a mais do que na primeira apuração.
Um dos principais impactos do envelhecimento da população brasileira no pagamento das aposentadorias está nos valores pagos através desse benefício. De forma resumida, quanto mais aposentados e menos contribuintes, menor os limites atribuídos às pensões.
Envelhecimento da população e Previdência Social: qual a relação?
A Previdência Social (INSS) é um órgão do governo e os limites pagos através de pensões são definidos por dados que extrapolam o interesse individual. A previdência privada, por outro lado, é semelhante a um seguro e suas regras têm relação direta com o contrato firmado entre o cliente e a empresa responsável pela administração.
Embora o Estado busque formas de aumentar sua arrecadação, não existem garantias de que, quando for a sua hora de se aposentar, o valor do benefício será suficiente para manter o seu estilo de vida. Por isso, você precisa se planejar para essa fase da vida.
O Brasil está envelhecendo e a previdência privada pode te ajudar a se preparar para a aposentadoria
A menor burocracia e as facilidades relacionadas à previdência privada tornam esse tipo de investimento atrativo, tanto para quem carrega a personalidade de um investidor mais arrojado quanto para os mais conservadores.
Diferente de como acontece na Previdência Social, as decisões relacionadas aos planos de previdência privada são tomadas pelo titular ou pelo responsável pela administração, no caso de planos contratados para menores de idade.
Por isso, quando você decide iniciar um plano de previdência, precisa entender, pelo menos, do tipo de tributação envolvida no investimento escolhido, as taxas envolvidas e quanto você pretende acumular ao longo do período do investimento.
Um dos maiores benefícios dos planos de previdência privada é a liberdade de decidir sobre a forma de receber o dinheiro e o momento de cobrança do Imposto de Renda.
Além disso, nos planos de previdência privada, os titulares têm a liberdade de nomear quem receberá o valor acumulado em caso de falecimento sem envolver a um processo de inventário. Essa possibilidade facilita o planejamento sucessório e é uma forma de proteger quem você ama.
Como a OABPrev-RJ pode ajudar você a se preparar para a terceira idade?
Você já entendeu que o Brasil está envelhecendo e isso impacta na sua vida, não importa se você pretende se aposentar ou não. Portanto, ainda que você não pense em parar de trabalhar algum dia, a hora de começar a se preparar para essa fase da vida é agora. A previdência privada te ajuda nessa jornada.
Se você é advogado do Estado do Rio de Janeiro, a OABPrev-RJ tem um plano de previdência privada para você. Com planos a partir de pouco mais de R$ 100,00, nosso objetivo é “oferecer produtos de previdência adequados às expectativas dos advogados e dos instituidores com maior grau possível de eficácia e transparência”.
Clique aqui e saiba mais sobre o plano de previdência complementar da OABPrev-RJ.