Como o mindset financeiro impacta em sua relação com o dinheiro

A consciência financeira (ou mindset financeiro) é o termo usado para falar sobre como enxergamos o dinheiro, ou seja, a mentalidade que temos a respeito desse tema. Em outras palavras, ela é “o conjunto de crenças e pensamentos que uma pessoa desenvolve em relação ao dinheiro e questões a ele relacionadas”.

Na prática, o mindset financeiro envolve tanto o conhecimento que você tem sobre a gestão dos seus recursos quanto a relação que você constrói com o dinheiro. Ele se baseia em três elementos:

  1. Crenças: o que você aprendeu ao longo da vida e que moldaram sua maneira de perceber o mundo e o dinheiro.
  2. Personalidade: a maneira como você encara as situações da vida.
  3. Comportamentos: fala sobre a forna como você reage às situações, sejam elas positivas ou negativas.

O dicionário Aurélio define o termo consciência como “o atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua própria realidade, conhecimento, noçãoNo contexto deste texto, porém, podemos dizer que consciência é o conjunto de pensamentos que influencia diretamente nas suas decisões.

Como a sua consciência influencia nas decisões que você toma?

Todos os dias, você toma centenas de decisões. Por exemplo:

  • O que vai vestir
  • O que vai comer
  • Como vai para o trabalho, levar os filhos à escola ou à faculdade
  • Se vai encontrar as amigas para um café
  • Como vai reajustar a agenda para atender à emergência com alguém que você ama

Quando levamos a questão da escolha para o aspecto financeiro, mexemos em um ponto muito sensível do ser humano: o bolso. Nesse cenário, uma escolha errada pode gerar grandes prejuízos cujos efeitos, quase nunca, não se limitam apenas ao saldo da conta bancária.

Por isso, quando você sabe o que está envolvido em cada escolha, experimenta a sensação de tomar decisões mais assertivas. Isso faz muita diferença na hora de decidir desde coisas simples do cotidiano até definir o que fará a respeito de questões mais complexas como a compra de um imóvel ou o investimento em um negócio.

O impacto do mindset financeiro na sua relação com o dinheiro

Uma das definições de consciência no dicionário é conhecimento e existem dois caminhos para adquiri-lo: pelo estudo e pela experiência.

Quando o assunto é dinheiro, o que você acha melhor?

  1. Entender como administrar suas finanças a partir de aprendizados resultantes de estudo.
  2. Aprender a administrar suas finanças a partir da experiência.

Os dois caminhos se complementam, mas escolher por onde começar é decisivo para os seus resultados. Quer ver?

Imagine que você tem R$ 50.000,00 para montar um negócio e resolve investir em uma loja de bolos para sua esposa e sua filha administrarem.

Elas são apaixonadas pelo produto e entendem muito sobre os detalhes que tornam um bolo fofinho e com gosto de “quero mais” nos clientes. Contudo, elas não entendem nada sobre a administração do negócio. Qual o caminho mais seguro?

  1. Estudar sobre gerenciamento financeiro e aplicar na administração da franquia.
  2. Cuidar do financeiro sem estudar sobre a melhor maneira de fazer isso.

Entender de finanças não é garantia de que você jamais tomará atitudes erradas. Porém, quando você estuda sobre esse assunto e descobre o que funciona melhor para você e sua família, minimiza as chances de fazer escolhas equivocadas.

Qual o caminho mais seguro?

  1. Estudar sobre gerenciamento financeiro e aplicar na administração da franquia.
  2. Cuidar do financeiro sem estudar sobre a melhor maneira de fazer isso.

Entender de finanças não é garantia de que você jamais tomará atitudes erradas. Porém, quando você estuda sobre esse assunto e descobre o que funciona melhor para você e sua família, minimiza as chances de fazer escolhas equivocadas.

Três dicas para transformar seu mindset financeiro a partir de hoje

1. Entenda que seus hábitos financeiros podem ser mudados

Hábitos são construídos e, assim como podemos adaptar nossa alimentação para conquistar um estilo de vida mais saudável, o que você faz com suas finanças também podem ser ajustado ao que você deseja para o futuro.

2. Pense que as transformações resultam de processos

Toda transformação é fruto de um processo. Por isso, seja paciente com você. Se você já identificou quais são os obstáculos para mudar a situação da sua vida financeira de hoje, resolva um deles de cada vez.

3. Estude sobre educação financeira

Ao investir em educação financeira, você está investindo no seu futuro e na sua família. Esse é o primeiro grande passo que você pode dar rumo à sua independência financeira e à realização de sonhos.

Seu mindset financeiro (ou mentalidade) faz muita diferença na hora de tomar decisões sobre essa área da vida, seja para gastar com um par de sapatos ou para investir em um plano de previdência privada.

A previdência privada é um investimento seguro e acessível até mesmo para quem está começando a jornada da educação financeira. Clique aqui e adquira mais informações sobre o plano da OABPrev-RJ.

Search
Abrir bate-papo
Fale com a OABPrev-RJ!
Fale com a OABPrev-RJ pelo WhatsApp!