Uma vida financeira equilibrada e próspera não é fruto do acaso. Ela é resultado de planejamento, disciplina e objetivos bem definidos. Por isso, ter metas financeiras claras faz total diferença para quem deseja conquistar segurança e tranquilidade no futuro.
Mais do que ter metas financeiras que te ajudem a construir um futuro mais seguro, é importante saber o que priorizar na hora de dar atenção a elas.
Neste blogpost, vamos falar sobre cinco metas financeiras essenciais para quem deseja construir uma relação melhor com o dinheiro e sobre como a previdência privada pode te ajudar nessa jornada.
Metas financeiras que você precisa ter
Meta #1: Ter um fundo de emergência
O fundo de emergência é a base de qualquer planejamento financeiro sólido. Ele minimiza o impacto das despesas inesperadas como problemas de saúde, consertos no carro ou até a perda do emprego.
Quando essa reserva não existe, nossa tendência é recorrer a empréstimos ou cartões de crédito. Essa decisão pode comprometer a estabilidade financeira.
Como construir seu fundo de emergência?
- Entenda o valor que você precisa ter
- Reserve um percentual dos seus ganhos mensais para essa reserva
- Guarde esse dinheiro em uma aplicação segura e de fácil acesso, como um CDB de liquidez diária ou uma conta remunerada
A existência de um fundo de emergência traz mais tranquilidade e reduz o impacto dos imprevistos no seu orçamento. Por isso, essa é uma das metas financeiras que você não pode ignorar.
Meta #2: Quitar as dívidas
As dívidas são um grande obstáculo para quem deseja alcançar a independência financeira. Por causa dos juros altos, principalmente os do cartão de crédito e do cheque especial, elas podem se tornar uma bola de neve e comprometer grande parte da sua renda.
Dicas práticas para acabar com as dívidas
- Contabilize detalhadamente todas as suas dívidas e não se esqueça de incluir os valores e as taxas de juros
- Priorize o pagamento das dívidas que possuem juros mais altos
- Negocie condições melhores com credores e busque alternativas como a portabilidade de crédito
- Evite contrair novas dívidas enquanto ainda estiver pagando as antigas
Ao quitar as dívidas, mais do que melhorar sua saúde financeira, você reduz o estresse e tem mais mais liberdade para alcançar outros objetivos. Portanto, não deixe esse item de fora da sua lista de metas financeiras.
Meta #3: Planejar a aposentadoria
Muitas vezes, enxergamos a aposentadoria como algo muito distante. Porém, não dar atenção a esse projeto ainda na juventude pode se mostrar um grande equívoco no futuro.
A maioria das pessoas deixa para pensar nessa fase apenas quando se aproximam dela. Essa decisão costuma gerar bastante ansiedade no futuro, quando percebemos que os anos passaram e não nos planejamos para a aposentadoria.
Quanto antes você começar a planejar, melhor será sua qualidade de vida no futuro.
Como se preparar para a aposentadoria?
- Utilize simuladores para calcular quanto será necessário para manter seu padrão de vida na aposentadoria
- Contribua para a Previdência Social e analise opções complementares, como a previdência privada e outros investimentos
- Invista regularmente em aplicações de longo prazo, como ações e fundos de investimento
Planejar a aposentadoria desde cedo garante mais segurança e independência financeira na terceira idade. Por isso, essa é uma das metas financeiras que todo jovem precisa ter.
Meta #4: Criar fontes de renda alternativas
É arriscado depender de apenas uma fonte de renda pode ser arriscado. Diversificar suas fontes de ganhos pode proporcionar mais estabilidade e acelerar o alcance das suas metas financeiras.
Formas de gerar renda extra
- Faça trabalhos freelancer em sua área de especialização
- Invista em opções que gerem renda passiva, como imóveis alugados ou dividendos de ações
- Monetize algum hobby como fotografia, artesanato ou escrita.
Ter múltiplas fontes de renda ajuda a construir um futuro financeiro mais seguro e possibilita a conquista de objetivos com mais rapidez. Por isso, não ignore esse objetivo em sua lista de metas financeiras.
Meta # 5: Aprender a investir e fazer o dinheiro trabalhar para você
Mais do que conseguir guardar dinheiro, é importante saber como fazer ele render e trabalhar para você. Para isso, a educação financeira é um grande diferencial na construção de patrimônio a longo prazo.
Dicas para começar a investir
- Conheça o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado)
- Estude sobre diferentes tipos de investimentos como renda fixa, renda variável e previdência privada
- Busque formas de diversificar sua carteira para reduzir riscos e aumentar oportunidades de ganho.
- Reinvista os rendimentos para potencializar o crescimento do seu patrimônio
Ao investir de forma inteligente, você ajuda o seu dinheiro a trabalhar por você e ajuda a independência financeira a chegar com mais rapidez. Logo, não deixe esse item de lado na sua lista de metas financeiras.
Como a previdência privada te ajuda a conquistar as principais metas financeiras da sua vida
Estabelecer metas financeiras claras e segui-las com disciplina é poderoso para transformar a sua vida financeira. Nesse processo, criar um fundo de emergência, quitar dívidas, planejar a aposentadoria, diversificar fontes de renda e aprender a investir são elementos fundamentais para garantir segurança e prosperidade em curto, médio e/ou longo prazo.
Para as metas financeiras de médio e longo prazo, a previdência privada é uma grande aliada. Além de um investimento de baixo risco, ela te ajuda a se preparar para o futuro de forma organizada e flexível, mantendo o controle da maioria das decisões na sua mão e se ajustando com facilidade às fases da sua vida.
Se você é advogado do Estado do Rio de Janeiro e quer saber como a OABPrev-RJ pode ter ajudar a investir nos seus planos futuros, clique aqui.
Se você ainda não tem essas metas definidas, comece hoje mesmo a traçar seu plano financeiro. Pequenas ações no presente podem fazer uma grande diferença no futuro. A hora de começar a pensar no futuro é agora.