Longevidade aumenta a importância do planejamento financeiro

O Brasil está entre os países com maior nível de envelhecimento do mundo. Segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), a média da população brasileira, que era de 67 anos em 2000, saltou para 73,5 anos em 2010.

A longevidade revela ainda que os brasileiros necessitam, por um período maior, de recursos financeiros para a aposentadoria. O ideal é não depender da ajuda de filhos ou familiares e não contar somente com a previdência pública, que tem um teto máximo estabelecido para o valor do benefício, podendo este não ser compatível com as despesas essenciais à sua sobrevivência.

Para os anos a mais, a Previdência Complementar é um fator fundamental no planejamento orçamentário. É um investimento flexível, que permite ajustar o valor das contribuições mensais; rentável, por alavancar os ganhos no longo prazo, ser dedutível no Imposto de Renda até o limite de 12% da renda bruta anual e em caso de morte, livre de inventário para liberação do pagamento aos beneficiários escolhidos pelo participante e seguro.

O importante é estar desde cedo preparado para curtir os anos extras sem preocupações, porque o seu futuro financeiro e de sua família depende das ações e atitudes tomadas no presente.

 

Search