De zero a dez, qual o seu nível de conhecimento sobre previdência privada?
No post de hoje, vamos compartillhar um glossário da previdência privada. Em outras palavras, queremos te ajudar a entender os conceitos mais essenciais desse tipo de investimento e a tomar decisões mais conscientes.
Por que conhecer o glossário da previdência privada?
Imagine que você resolveu mudar da profissão. Deixou de ser professor de cozinheiro e se tornou um engenheiro. O vocabulário usado nas duas áreas é o mesmo?
Uma vez que você está atuando em uma área profissional diferente, você precisa aprender os termos comuns da área. Da mesma forma, a previdência privada é um assunto cheio de termos pouco usados no dia a dia.
Se você não quiser cair em ciladas, é melhor conhecer os conceitos envolvidos no assunto.
Agora vamos glossário da previdência privada.
Glossário da previdência privada
Carência
É o “período pré-determinado em que o participante de um plano fica impossibilitado de retirar seus recursos daquele plano”. Ela pode se encaixar em duas situações:
- No primeiro resgate ou na portabilidade: corresponde ao prazo que você não pode solicitar o primeiro resgate ou a portabilidade do plano para outra administradora.
- Entre solicitações de Resgates: é o intervalo que você precisa aguardar entre a primeira solicitação de resgate e a segunda .
Contribuição Mensal
São os valores investidos mensalmente e também podem ser chamados de aportes.
Excedente Financeiro (Contratação de Renda)
Corresponde à diferença entre o valor do ativo aplicado no fundo de referência e a provisão necessária para pagamento da renda.
Fase de Acumulação
Etapa de aplicação dos recursos com o objetivo de construir um patrimônio.
Fase de Usufruto
Momento no qual você desfrutar dos benefícios do que foi formado na fase de acumulação. Em outras palavras, você não investe mais dinheiro, mas recebe de volta o montante acumulado ao longo do tempo.
Patrimônio Acumulado
Soma do montante investido e da rentabilidade (acrescida ou decrescida) do fundo contratado para formar patrimônio.
Período de Diferimento
É o espaço de tempo entre o início de vigência de um plano e o começo do pagamento do benefício ao participante.
PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre)
São os regimes de cobrança de imposto que recaem sobre os planos de previdência privada.
Planos de previdência fechados
São planos também conhecidos como Fundos de Pensão. Eles são criados por empresas ou entidades para atender apenas um grupo específico (funcionários ou associados).
Planos de previdência abertos
São planos disponíveis para qualquer pessoa.
Portabilidade
Equivale à liberdade que o investidor tem de trocar de um plano para o outro sem precisar resgatar o valor aplicado e reaplicá-lo no novo plano de destino.
A portabilidade pode ser realizada entre Seguradoras diferentes (Portabilidade Externa) ou na mesma Seguradora (Portabilidade Interna).
Previdência privada
É um tipo de investimento financeiro seguro, rentável e flexível. Ele é uma ótima alternativa para quem quer resgatar os valores a médio e longo prazo.
Previdência Social
A Previdência Social é um direito garantido a todos os cidadãos brasileiros que contribuem com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Regime regressivo e regime regressivo
São regimes tributários que incidem sobre os planos de previdência privada. Sua principal diferença é a forma de tributação.
No regime regressivo, as alíquotas diminuem com o tempo. No regime progressivo, elas aumentam conforme o valor recebido como resgate.
Tábua atuarial
É o conjunto de dados usados pelas Seguradoras na hora de calcular a expectativa de vida de indivíduos. Ele combina os fatores socioeconômicos com o objetivo de mensurar a expectativa de vida de um determinado grupo.
Taxa de carregamento
É uma porcentagem definida no regulamento do fundo e que incide sobre as contribuições pagas. As despesas administrativas da Seguradora, de corretagem e de colocação do plano são custeadas com ela. Sua cobrança pode acontecer no carregamento de entrada ou na hora do resgate/portabilidade.
Taxa de conversão/Juros (Contratação de Renda)
Contratação de juros anual durante o período de contratação de renda.
Qual a importância de conhecer o glossário da previdência privada?
Assim como em outras situações, dominar os termos de uma determinada área é uma forma de evitar ciladas na hora de tomar decisões.
Esse é o primeiro passo para compreender os detalhes envolvidos nos planos de previdência privada. Para saber mais sobre os planos oferecidos pela OABPrev-RJ, navegue por nosso site.