Olhe para a as suas finanças hoje e pense: na sua situação atual, ter uma vida financeira mais equilibrada seria bom?
Enquanto alguns concordam que dinheiro traz felicidade, outros não acreditam nisso. Contudo, independente da sua posição, em uma coisa podemos concordar: o dinheiro facilita boa parte das situações da vida. Ele permite, por exemplo:
- pagar um bom plano de saúde
- ter acesso a excelentes médicos
- comer em restaurantes que te interessam
- ter a liberdade de tomar decisões a partir dos seus objetivos
Além disso, ter uma vida financeira saudável impacta diretamente na sua qualidade de vida na medida em que colabora para a redução do estresse associado ao dinheiro.
Finanças e saúde: qual a relação entre elas?
Falar sobre dinheiro é um grande tabu para parte dos brasileiros. Segundo um estudo do Banco Itaú que analisou a relação do brasileiro com as finanças, de 2071 entrevistados, cerca da metade afirmou que prefere não pensar sobre finanças para não ficar triste. Além disso, 46% dos participantes acreditava administrar seu dinheiro de forma errada.
Esses resultados chamam a atenção porque refletem um processo que começa ainda na infância e, na vida adulta, pode ter consequências desastrosas: uma relação errada com o dinheiro. A boa notícia é que essa jornada pode ser transformada pela educação financeira.
Quando você está tranquilo em relação à sua vida financeira, mais a sua vida tende a ser em paz. Até o seu sono costuma ser diferente.
Um dos principais obstáculos para uma noite tranquila é o excesso de preocupação. Quando a qualidade do sono é comprometida, todo o organismo se desestabiliza. Alguns estudos associam até mesmo um risco maior de diabetes e doenças cardiovasculares a um sono ruim.
O sono é um fator essencial para uma vida saudável. Nessa hora, ele realiza funções reparadoras no organismo como o descanso e a regulação do metabolismo. Além disso, uma boa noite de sono nos prepara para começar o dia seguinte de forma renovada.
De forma resumida, uma vida financeira saudável impacta em muito mais do que a conta bancária e o principal fator para isso é a diminuição do estresse.
Mais do que aliviar o estresse, finanças equilibradas abrem espaço para novos projetos e sonhos.
Como as suas finanças influenciam nos seus sonhos
Sonhar e planejar são atitudes que fazem diferença nas suas emoções. Quando você idealiza projetos hoje, mostra que tem esperança de realizá-los no futuro. Esse é o primeiro passo para conquistar.
O ser humano é criativo. Além de sonhar, ele também é capaz de criar metas e objetivos que o aproximem do que deseja alcançar.
Em relação aos projetos, vale a pena dizer também que eles podem ser grandes ou pequenos, mas, independente do seu tamanho, todos envolvem um investimento financeiro.
Com base na sua condição financeira atual, você consegue, pelo menos, começar a tirar do papel o seu maior sonho agora?
Tirar projetos do papel é um processo e só você pode dizer em que ritmo ele correrá. Um ponto essencial dessa jornada é entender como as suas finanças vão te ajudar. Por isso, fica um conselho: conheça a sua realidade financeira.
Dois passos para começar a ajustar sua vida financeira
Uma vida financeira saudável faz muita diferença na sua qualidade de vida e da sua família. No entanto, se essa não é a sua realidade hoje, confira três dicas para começar a colocar suas finanças no trilho.
1. Coloque suas finanças na ponta do lápis
Para começar, você precisa conhecer duas informações bem básicas:
- Quanto você ganha?
- Quanto você gasta?
Essas duas perguntas parecem simples, mas te ajudam a dar o primeiro passo para entender como anda sua vida financeira. Contudo, elas não te mostram a situação real.
Por isso, a melhor coisa que você pode fazer para começar a entender sua realidade financeira é anotar todos os seus gastos.
A melhor maneira fazer esses registros é colocando todos eles no papel ou em um aplicativo.
2. Categorize e avalie seus gastos
Agora que você começou a anotar os seus gastos, é hora de organizá-los por categorias. Assim, mais do que saber quanto está gastando, vai entender no que está colocando seu dinheiro.
Você pode organizar em categorias mais amplas como moradia, educação e lazer ou ser mais específico. Você define o que funciona melhor para você e sua família.
Mantenha esse exercício diário de registrar seus gastos e, ao final do primeiro mês, você conseguirá começar a entender como é a sua vida financeira atual.
Como o gerenciamento financeiro ajuda a diminuir o estresse causado pela relação com o dinheiro?
Depois de registrar os seus gastos, você terá um panorama dos seus custos. A partir dele, você consegue olhar para seu extrato bancário buscando entender como ele está te ajudando e/ou atrapalhando.
Quando você conhece a sua realidade financeira, olha para o seu hoje de forma mais tranquila na medida em que tende a enxergar a sua relação com o dinheiro de forma mais clara. Assim, você entende se há espaço para fazer novos gastos ou investimentos, que despesas podem ser reorganizadas e como pode fazer o seu dinheiro trabalhar a seu favor.
Nessa jornada, a educação financeira é uma ferramenta poderosa para tornar a relação entre as suas emoções e o seu dinheiro mais afinada. Assim, conquista também mais tranquilidade e segurança para dar novos passos e fazer os ajustes necessários à conquista dos seus objetivos.
Gostou deste artigo? Confira outros que também podem te interessar.