Você sabe se a previdência privada é a opção ideal de investimento para o seu dinheiro hoje?
Escolher um tipo de investimento é um processo muito mais amplo do que definir uma opção entre muitas. Por isso, é fundamental buscar conhecimento antes de tomar qualquer decisão. Nesse contexto, a educação financeira faz toda a diferença.
Nos últimos anos, a internet tem sido uma importante ferramenta para quem deseja aprender sobre o mundo das finanças. No entanto, muitas vezes, ainda falta uma coisa para a decisão: segurança.
Ter acesso às informações necessárias não significa se sentir seguro para tomar decisões. Sabe por quê?
Porque fazer um mau investimento significa perder dinheiro.
Todo investimento envolve riscos. Isso é fato. Porém, uma coisa é certa: você precisará investir se quiser construir algo no futuro. No aspecto financeiro, o plano de previdência privada é uma opção de investimento acessível, mas será que é o ideal para você?
No post de hoje, trouxemos um teste rápido para ajudar você a entender se esse é um investimento vantajoso para os seus objetivos. Continue a ler, participe e descubra se é hora de começar a investir nessa opção.
Antes do teste, contudo, vamos ver quatro pontos importantes sobre a previdência privada.
4 coisas que você precisa saber sobre a previdência privada
- Ela é mais do que um plano de aposentadoria que não está relacionado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
- Dependendo do plano contratado, a tributação acontece de forma progressiva ou regressiva.
- Não existe idade mínima para começar a fazer esse tipo de investimento.
- A previdência privada é opção para quem quer se preparar para o futuro.
Pronto, agora que você conheceu o básico, vamos ao teste. Preparado?
A previdência privada é uma boa opção se você deseja…
1. Investir em metas são de médio e longo prazo
Em quanto tempo você pretende usar o dinheiro investido?
Para saber se a previdência privada é para você, precisamos falar sobre o tempo. Ele definirá quanto você precisa começar a investir hoje para alcançar seu objetivo amanhã.
2. Aliar investimento e benefícios fiscais
Os planos de previdência privada podem ser tributados a partir de dois regimes: o progressivo ou o regressivo.
- Progressivo: A cobrança do imposto retido na fonte começa em 15% e pode chegar a 27,5%. É melhor para quem pretende resgatar o montante investido de uma vez só.
- Regressivo: O imposto varia de 10% a 35% e depende do período em que o dinheiro permanece aplicado. É uma ótima opção para quem pretende resgatar o montante investido em parcelas.
Além disso, seus investimentos em previdência privada influenciam na sua Declaração do Imposto de Renda. O valor investido se converte em abatimento no imposto pago.
3. Ter mais controle sobre o seu investimento
Se você já tem um plano de previdência privada atrelado à uma empresa, mas encontra uma proposta mais vantajosa em outra, você tem liberdade para transferir seu investimento. Portabilidade é o nome disso.
Também é interessante saber que os investimentos em previdência privada não entra em inventário. Logo, esse é um tipo de investimento seguro em caso de falecimento. Em caso de morte, o dinheiro acumulado é transferido para alguém definido por você em vida.
4. Adquirir disciplina financeira
Seja nos estudos, na saúde ou nas finanças, a disciplina resulta do processo de repetir algo com constância e por um tempo determinado.
Se você ainda não é disciplinado com seu dinheiro e precisa desenvolver essa habilidade, a previdência privada é um caminho para te ajudar.
5. Complementar sua renda no futuro
Embora não se reduza a isso, a previdência privada é associada com muita frequência à aposentadoria. Não é difícil entender o porquê.
O valor pago pelo INSS como aposentadoria não é igual ao salário que o trabalhador tinha quando estava ativo. Logo, torna-se importante buscar estratégias que permitam a você se planejar para o futuro.
A previdência privada é opção para você hoje?
Conseguiu descobrir se esse é o investimento ideal para você hoje?
Transformar sonhos em realidade é um processo que vai além do aspecto financeiro. Contudo, não dá para negar que o dinheiro é muito importante nessa jornada. É por isso que investir em um plano de previdência privada não se resume à viver uma aposentadoria confortável.
Você merece viver os seus sonhos e pode investir neles desde já.
Este texto foi útil para você? Então, compartilhe o resultado do seu teste nas redes sociais e ajude outras pessoas a descobrirem se o plano de previdência privada é opção para elas.