Você já se percebeu na seguinte situação: estava com uma quantia razoável guardada e não conhecia a melhor forma de investir esse dinheiro?
De fato, o assunto finanças e investimentos parece complicado demais para muitas pessoas. Contudo, temos uma boa notícia sobre isso: você pode começar a adquirir educação financeira de maneira muito mais fácil do que antes.
Um dos pontos positivos da internet é a democratização dos conteúdos. Hoje, a quantidade de pessoas compartilhando informações sobre os mais diferentes temas é bem grande. Além disso, o mundo virtual te aproxima de cursos sem depender da sua presença física, basta um celular, um tablet ou um computador.
Nesse sentido, a internet pode ser uma importante ferramenta para te ajudar a não cair nas ciladas da previdência privada.
Por que ter cautela ao investir o seu dinheiro?
Como você ficaria se investisse o seu dinheiro e tivesse prejuízo?
Quando falamos sobre investimento, não falamos apenas de finanças, mas de projetos. Afinal, o dinheiro é um instrumento para aproximar você dos seus sonhos. Pode ter certeza: todas as suas realizações exigirão, seja numa quantia maior ou menor, investimento financeiro. Quer ver?
Imagine que você deseja oferecer uma vida tranquila para sua família. Uma casa confortável, boas escolas para os seus filhos e um estilo de vida que abra espaço para muitas experiências enriquecedoras. Nesse caso, por mais que o seu desejo não tenha relação direta com dinheiro, esse recurso vai fazer toda diferença para a sua realização.
Por outro lado, se você é solteiro, pode não se encaixar no sonho acima. Porém, pode querer alcançar altos cargos profissionais. Nesse caso, você precisará de dinheiro para fazer cursos e formações acadêmicas que favoreça, o seu crescimento profissional.
Não importa o seu sonho, um investimento errado pode te afastar dos seus maiores sonhos.
Em relação às decisões associadas a investimentos, três coisas são fundamentais para minimizar as chances de prejuízo: paciência, conhecimento e informação.
A paciência é uma característica fundamental para ser bem sucedido nos investimentos. Afinal, antes de você colher os resultados, precisará de um período razoável de tempo para obter grandes resultados.
O conhecimento corresponde aos saberes que você adquire através de um processo de aprendizagem. As informações, por outro lado, são apenas dados sem interpretação ou análise. Logo, por mais que essas duas coisas andem juntas, o conhecimento precisa da informação para acontecer.
Qual a relação entre investimento e previdência privada?
Você sabe o que é investir?
No âmbito das finanças, investir é “aplicar, empregar, inverter capitais com finalidade lucrativa; fazer investimento (de capitais): o prefeito não investe em educação”.
Quando você investe, espera receber uma quantia maior do que a depositada, não menor. Quando a primeira situação acontece, as coisas vão bem. No entanto, quando o prejuízo chega, desestrutura as pessoas. Você conhece alguém que tenha investido querendo fracassar?
Em relação à previdência privada, ainda existe um debate questionando se ela é um tipo de investimento ou não. A resposta é: depende.
A previdência privada poderá ser considerada um investimento se trouxer lucro. Esse resultado, porém, depende de alguns cuidados na hora de escolher o seu plano e da sua família.
Quando existe o risco de você cair nas ciladas da previdência privada?
1. Quando você não sabe o que está fazendo.
Você teria coragem de investir na bolsa de valores hoje? Se disser que sim, é provável que você entenda do assunto ou que tenha alguém de confiança para te ajudar.
Por outro lado, para as pessoas que não conhecem o funcionamento da bolsa de valores, cogitar investir o seu dinheiro nessa alternativa é quase impossível.
Investimento financeiro é algo muito importante para o investidor. Por isso, ele precisa ter clareza sobre o que pretende fazer.
2. Quando você não entende as regras envolvidas nesse tipo de investimento
Cada tipo de investimento tem riscos e regras de funcionamento específicos. Por isso, você precisa saber quais são se quiser investir com sabedoria. No caso da previdência privada:
- Não existe um regime de tributação único.
- Não existe influência do governo no contrato dos planos porque eles são oferecidos por instituições privadas.
- O titular tem autonomia para alocar os seus recursos na instituição que julgar melhor para o seu projeto.
- A incidência das taxas de carregamento e de administração tem relação direta com a instituição que você escolher.
3. Quando você não sabe o seu papel nesse tipo de investimento
Qual o papel do titular de um plano de previdência privada?
Acompanhar a evolução do seu investimento.
Na medida em que os planos de previdência são administrados por empresas privadas, existe espaço para, entre outras vantagens, a portabilidade.
A portabilidade favorece o investidor ao permitir que ele transfira seu investimento para outra instituição financeira se entender que isso será melhor para o seu projeto.
O segredo para não cair nas ciladas da previdência privada?
A resposta para essa pergunta é: conhecimento e informação.
Na hora de escolher um plano de previdência adequado aos seus projetos, você precisa ter em mente diferentes informações, como:
- Quais as taxas envolvidas?
- Qual a reputação da instituição financeira que pretendo escolher?
- Como ela lida com o aspecto da transparência dos dados?
Assim como qualquer investimento financeiro, a previdência privada merece atenção. Caso contrário, ela pode se tornar uma grande dor de cabeça por causa dos prejuízos financeiros.
A OABPrev-RJ oferece planos de previdência complementar para advogados do Estado do Rio de Janeiro, seus respectivos cônjuges e filhos de até 21 anos. Para conhecer mais detalhes, clique aqui.