No aspecto conceitual, a aposentadoria é um benefício concedido ao trabalhador segurado em situações como idade, ocorrência de doenças que impossibilitem a continuidade da sua vida profissional ou tempo de contribuição para o INSS.
Em relação à fase da vida do indíviduo, esse momento corresponde ao afastamento da vida profissional por uma razão específica. Contudo, muitos aposentados, apesar do benefício obtido em função da idade e do tempo de serviço, escolhem manter uma rotina de trabalho, seja por questões financeiras ou apenas por desejar se manter ativo.
Seja qual for a sua intenção, é fundamental se preparar para a terceira idade, momento em que a aposentadoria costuma chegar. No texto de hoje, queremos compartilhar os benefícios envolvidos no planejamento dessa fase da vida.
É preciso se planejar
Embora muitas pessoas não queiram nem ouvir a palavra aposentadoria, existem outras que aguardam por esse momento para levar uma vida mais leve ou focada em seus projetos pessoais. Independente do grupo no qual você pretende estar, é essencial se planejar para alcançar seus objetivos.
O envelhecimento é um processo natural e do qual não podemos fugir. Uma das suas marcas é a diminuição, em comparação aos mais jovens, da disposição e da energia para dispor de períodos de trabalho muito longos.
Além disso, ainda que você se cuide e conserve uma vitalidade de causar inveja nos mais novos, existe a possibilidade de desejar diminuir o ritmo de trabalho, investir em outros projetos ou curtir a família.
Sejam quais forem seus planos, você precisa se planejar para vivê-los.
Expectativa de vida x aposentadoria: qual a relação?
Segundo dados de 2020 divulgados pela CNN Brasil, a pandemia impactou na expectativa de vida dos brasileiros. De acordo com a reportagem, se não fosse esse fato, ela seria de 76,8 anos. Em comparação à década anterior, isso significa três anos a mais.
Se compararmos a expectativa de vida de homens e mulheres, esse dado se torna ainda mais marcante. Enquanto para eles, a expectativa é de 73,3 anos, para elas, esse número chega a 80,3 anos. Você já pensou no impacto disso para a Previdência Social?
A Previdência Social (INSS) é um órgão do governo e as regras que definem seus valores são regidas por questões políticas, econômicas e sociais. A previdência privada, por outro lado, se enquadra na categoria de seguro e suas regras têm relação direta com o contrato firmado entre o cliente e a administradora/seguradora contratada.
A aposentadoria é uma fase marcada pela diminuição do ritmo de trabalho. No entanto, para ela ser tranquila e se aproximar das suas expectativas, é fundamental se planejar.
Embora o Estado busque maneiras de aumentar sua arrecadação, não existem garantias de que, quando for a sua vez de se aposentar, o valor do benefício será suficiente para o seu estilo de vida. Por isso, se planejar para essa fase da vida é tão essencial. Por outro lado, os cidadãos precisam buscar alternativas para planejar seu futuro e manter uma renda que os permita viver uma velhice confortável.
Se aposentar sem carregar dívidas e ainda dispor de uma reserva financeira para esse período da vida depende de um fator: planejamento.
Agora, é hora de começar a se preparar para a sua aposentadoria
Embora não se limite à aposentadoria, a previdência privada é um recurso útil entre quem deseja se preparar para realizar projetos ou manter um determinado padrão de vida na terceira idade.
A liberdade de procurar um plano que seja mais adequado aos objetivos de vida do investidor é uma característica que chama a atenção para esse tipo de investimento. Além disso, a portabilidade e a menor burocracia em caso de morte do titular também são fatores que influenciam na decisão por esse tipo de investimento.
A OABPrev-RJ disponibiliza planos de previdência complementar para advogados do Estado do Rio de Janeiro. Clique aqui e saiba mais sobre o nosso plano.