Qual a relação entre expectativa de vida e aposentadoria?

Você conhece a relação entre expectativa de vida e a aposentadoria?

A aposentadoria é uma fase da vida que merece planejamento, não importam as suas expectativas para esse momento.

Você deseja parar de trabalhar apenas para curtir a vida ou nem passa pela sua cabeça deixar de trabalhar?

Mais do que saber responder essa pergunta, você precisa se planejar para viver uma aposentadoria marcada pela realização do seu projeto.

Se a Previdência Social já existe, por que me preocupar com a aposentadoria?

Em primeiro lugar, você precisa saber que a Previdência Social é regida por regras governamentais. Logo, se você escolhe se limitar aos benefícios pagos por esse órgão do governo, estará sujeito às alterações definidas por ele.

A previdência privada, por outro lado, é marcada pela autonomia do titular. Quando você inicia um plano, tem liberdade de escolher a instituição financeira e que condições se encaixam melhor nos seus objetivos. Além disso, você pode decidir como receberá o montante acumulado e quem será o beneficiário caso você morra.

Num primeiro momento, a preocupação com a aposentadoria ou com projetos de longo prazo parece pequena. Contudo, se você olhar para a estrutura envolvida no pagamento dos benefícios pelo INSS, perceberá que a hora de começar a planejar é o quanto antes.

Expectativa de vida do brasileiro x aposentadoria

O brasileiro está vivendo mais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, a expectativa de vida para os homens era de 73,1 anos. No caso das mulheres, esse número chega a 80,1 anos. Apesar desse aumento, a taxa de natalidade vem diminuindo desde 2012.

Como consequência, a população em idade produtiva está envelhecendo e a quantidade de pessoas nascendo é baixa. Ao olhar esse cenário, pode-se entender que os custos do Estado estão aumentando em uma velocidade maior do que a arrecadação.

Com mais gente vivendo mais tempo, o tempo recebendo o benefício da aposentadoria também é maior. Resultado: quanto mais gente aposentada ou para se aposentar, menor é o valor pago aos aposentados. Caso contrário, essa conta não vai fechar.

Em 2022, por exemplo, o valor máximo que uma pessoa pode receber como aposentadoria é de R$ 7.087,22. No entanto, o cálculo vai depender de fatores como:

  • o tempo de contribuição
  • a média salarial durante o período de contribuição
  • as regras da Previdência
  • as alterações nos valores do teto ao longo dos anos

E agora?

Se a expectativa da aposentadoria não é das melhores, o que fazer?

A melhor atitude que você pode tomar para o seu futuro e o da sua família é se preparar de diferentes maneiras, inclusive no aspecto financeiro, para o futuro.

Antes da última reforma da Previdência de 2019, a aposentadoria por tempo de contribuição era uma opção comum. Logo, se um cidadão começasse a trabalhar ainda na adolescência e contribuísse com o INSS desde o primeiro mês, a aposentadoria era possível após 30 anos (mulheres) ou 35 anos (homens) de trabalho. Nesse caso, o que contava era apenas o tempo de contribuição.

Na última reforma previdenciária, a aposentadoria por tempo de serviço foi extinta e o que passou a valer é a relação entre o tempo de contribuição e a idade do cidadão. Por consequência, homens e mulheres precisam ter um tempo de contribuição comum de 15 anos e o que varia é a idade. Enquanto os homens precisam ter, pelo menos, 65 anos completos, as mulheres precisam ter, no mínimo, 62.

Por que se planejar para complementar a aposentadoria do INSS?

Uma vez que a perspectiva do valor pago pelo INSS é desanimadora, buscar maneiras de garantir o padrão de vida da sua família se torna indispensável.

Uma das principais razões para isso é saber que o valor da aposentadoria jamais será igual ao seu salário mais alto.  Logo, a ausência de planejamento hoje pode acarretar perdas relevantes na renda familiar futura.

Além de buscar maneiras de garantir o seu futuro e o da sua família, ao complementar a Previdência Social, você:

  • não fica dependente das mudanças governamentais relacionadas à aposentadoria e outros benefícios do INSS.
  • além de garantir o seu futuro financeiro, abre espaço para investir em projetos futuros.

Previdência privada e planejamento do futuro

Os planos de previdência privada são um tipo de investimento seguro, rentável e flexível. Eles são uma opção confiável para quem deseja resgatar os valores a médio e longo prazo.

Além disso, a previdência privada ajuda no planejamento financeiro na medida em que os aportes podem ser feitos de maneira programada. Assim, mais do que investir no seu futuro, você desenvolve disciplina financeira hoje enquanto investe na realização dos seus sonhos de amanhã.

O plano de previdência privada é um caminho para garantir sua segurança e seu futuro financeiro.

Esse post te ajudou? Agora, confira outros que também podem te ajudar a entender a importância de se planejar para a aposentadoria.

Search
Abrir bate-papo
Fale com a OABPrev-RJ!
Fale com a OABPrev-RJ pelo WhatsApp!