Você já pensou que a previdência privada também é uma forma de investir no futuro do seu filho?
É muito comum associarmos a previdência privada à aposentadoria, mas, se olharmos com mais cuidado, veremos que ela é mais do que uma complementação de renda para uma fase na qual se opta por deixar de trabalhar.
Diferente da Previdência Social, a previdência privada é um tipo de investimento no qual o titular tem liberdade para tomar decisões como o valor a ser aplicado, o momento de retirada do valor acumulado e a maneira como os aportes serão realizados.
Além disso, o momento de resgate do valor existente na previdência privada não está condicionado à aposentadoria.
Vale a pena destacar ainda que não existe idade mínima para contratação desse tipo de investimento. Logo, a previdência privada também pode ser contratada em benefício de uma criança ou adolescente. A pergunta que fica é: vale a pena?
Hoje, vamos falar um pouco sobre o funcionamento da previdência infantil: as vantagens de fazer um plano de previdência infantil e o papel dos pais na administração do investimento.
Quatro vantagens relacionadas à previdência infantil
Ela te dá a oportunidade de investir no futuro dos seus filhos
Um motivo bastante comum para os responsáveis contratarem a previdência em nome de criança ou adolescente é o investimento no futuro deles. Nesse caso, os aportes costumam ser feitos considerando algumas expectativas como a realização de um intercâmbio e os custos com a faculdade.
Visto que o destino dado ao valor acumulado na previdência privada é decidido pelo contratante, a maneira como ele será usado não depende de leis ou regras externas.
O tempo de acumulação é maior
Um dos pontos mais atraentes da previdência privada é a possibilidade de ver o dinheiro investido crescer durante um período maior. Nesse sentido, esse investimento é interessante para quem não deseja resgatar o valor em pouco tempo.
Como não existe idade mínima para a contratação de um plano de previdência privada, quanto antes esse benefício for iniciado, mais vantajoso será. Por exemplo: se você contrata para o seu filho recém-nascido, dispõe de cerca de 18 anos de aportes e/ou rendimentos.
Você se previne diante dos imprevistos
Criar filhos saudáveis envolve muito mais do que suprir as necessidades básicas como saúde, moradia e educação. Esse processo envolve construção de relacionamento, afetos e investimento de tempo dos pais.
Contudo, ao longo dessa jornada, muitos custos aparecem, sejam eles previstos ou imprevistos. Por isso, se prevenir é fundamental para você continuar a oferecer aos seus filhos a qualidade de vida que deseja.
Você começa a ensinar Educação financeira desde cedo
Segundo dados do SPC Brasil, 47% dos jovens entre 18 e 25 anos (geração Z) não controlam os seus gastos. Esse dado ajuda a explicar porque existe um endividamento recorde entre a juventude.
Apesar do crescente reconhecimento em relação à importância da educação financeira, na prática, ela ainda está distante da maioria da população brasileira. Os efeitos dessa situação se mostram todos os dias na forma como lidamos com o dinheiro ou no que pensamos sobre ele.
A importância dos responsáveis na administração da previdência infantil
Enquanto os filhos são menores de 18 anos, as decisões referentes à previdência privada são tomadas por um adulto. Isso envolve desde a escolha do plano e o acompanhamento do fundo de investimento escolhido até a liberdade de decidir pela portabilidade.
Em linhas gerais, o papel dos responsáveis na administração da previdência infantil é assegurar que os objetivos sejam alcançados. Para isso, eles realizam os aportes, monitoram o retorno do investimento e tomam as decisões que consideram ideais.
Não é cedo para começar a investir no futuro do seu filho
Embora as regras para a previdência infantil não sejam diferentes dos planos destinados a adultos, o tempo de acumulação se torna um aspecto atraente para a opção por esse tipo de investimento para crianças e adolescentes. Se esse ponto chama sua atenção, a hora de começar a investir no futuro do seu filho é agora.
Ao longo deste texto, você viu quatro benefícios de ter um plano de previdência privada para o seu filho. Então, o que te impede de começar hoje?
Independente da sua resposta, você já pensou no que aconteceria se, de repente, você não pudesse arcar com as despesas de escola, plano de saúde ou medicamentos?
A previdência infantil é uma forma de se prevenir em relação aos imprevistos que impactam nos gastos com a criança. Além disso, ela te ajuda a ensinar ao seu filho a importância da educação financeira de forma prática.
As vantagens de iniciar um plano de previdência privada o mais cedo possível são várias e, se você é advogado do Estado do Rio de Janeiro, seus dependentes de até 21 anos podem ter um plano de previdência da OABPrev-RJ. Clique aqui e saiba mais sobre como adquirir o seu.