O que é independência financeira para você?
Para algumas pessoas, independência financeira significa ter dinheiro para fazer o que desejar, quando quiser. Para outras, é o mesmo que não precisar se preocupar se as contas serão pagas no dia certo. E para você, o que é?
Segundo o dicionário, o termo independência se refere à “condição de liberdade com relação a alguém ou algo”. Logo, podemos olhar para a expressão independência financeira por diferentes ângulos.
Não existe um conceito único de independência financeira
1. Você pode ser financeiramente independente das dívidas
Um dos maiores obstáculos para uma vida financeira saudável são as dívidas.
Além disso, o limite do cartão de crédito é visto em muitos lares, como parte do orçamento familiar. O perigo desse comportamento está nos altos juros do cartão.
No cotidiano familiar, as dívidas representam um sinal de alerta porque não impactam apenas no orçamento, mas na qualidade de vida e nos relacionamentos.
2. Você pode ser financeiramente independente de alguém
Nós crescemos dependendo de alguém, sejam nossos pais, avós ou qualquer outra pessoa que exerça o papel de representante legal.
No entanto, conforme crescemos e conquistamos nosso espaço no mundo, a tendência é deixarmos de lado essa dependência.
Quando conquistamos a independência financeira em relação a alguém, assumimos as rédeas da nossa vida financeira e nos tornamos responsáveis pelas consequências das nossas decisões.
3. Você pode ser financeiramente independente de um emprego
Você já imaginou não depender financeiramente do seu emprego?
Como seria ter a liberdade de sair ou ficar apenas porque deseja?
Isso é possível quando você é financeiramente independente do seu emprego. Por outro lado, se ele é a sua principal fonte de renda, essa opção fica mais difícil.
A independência financeira é uma conquista
Para conquistar a independência financeira em relação às dívidas, a alguém ou a qualquer outra circunstância, é necessário investir tempo. Além disso, assim como outras conquistas, essa jornada envolve disciplina para se manter focado no planejamento realizado e atenção para, se necessário, fazer ajustes ao longo da jornada.
Três atitudes que te aproximam da sua independência financeira
1. Organize suas finanças
- Quanto você ganha?
- Como seus gastos estão organizados?
- O que não pode ser deixado para depois?
O primeiro passo para conquistar sua independência financeira é organizar suas finanças.
Essas são algumas perguntas que te ajudam a analisar a saúde das suas finanças hoje.
2. Planeje sua jornada
- Como é o cenário ideal da sua independência financeira?
- De quanto você precisa para conquistar sua independência financeira?
- Ao olhar para sua realidade hoje, qual o melhor caminho para trilhar e chegar a essa conquista?
Depois de organizar suas finanças, é hora de planejar os próximos passos rumo à sua independência financeira. Esse planejamento ajuda a direcionar suas decisões e se manter motivado.
3. Analise seus hábitos
Depois de conhecer o cenário da sua vida financeira e planejar a jornada rumo à independência financeira, é hora de analisar seus hábitos.
- Seus hábitos te aproximam ou te afastam da sonhada independência financeira?
- Como você olha para o dinheiro: como um aliado ou como um inimigo?
- Que hábitos podem ser deixados de lado para acelerar sua caminhada?
Decida, hoje, dar o primeiro passo rumo à sua independência financeira
Ser financeiramente independente é o sonho da maioria das pessoas. No entanto, muitos não sabem qual é o primeiro passo para essa conquista ou acreditam não ter condições de começar a investir nesse projeto hoje.
Na prática, contudo, você não precisa dispor de uma alta quantia financeira para começar a cuidar da sua independência financeira.
A primeira coisa a fazer é entender qual é a sua realidade hoje e identificar o montante que pode ser investido no seu futuro.
Outro ponto essencial para a conquista da independência financeira é construir uma relação saudável com seu dinheiro. Para isso, a educação financeira é um elemento fundamental.
A previdência privada e a independência financeira
O que é independência financeira para você?
Quando falamos em ser financeiramente independente, estamos falando sobre muito mais do que ter dinheiro no bolso para realizar projetos ou não depender de alguém.
Na jornada rumo a essa conquista, investimentos financeiros como a previdência privada são uma forma de se aproximar do objetivo final.
Se você é advogado do Estado do Rio de Janeiro e deseja saber mais sobre o plano de previdência privada da OABPrev-RJ, entre em contato conosco.