8 Vantagens de investir em um plano de previdência privada

O ano está começando e, para muitas pessoas, é hora de correr atrás e tirar metas do papel. Como você está se planejando para conquistar o dinheiro que precisa para a realização dos seus projetos? Você já pensou em usar a previdência privada como uma forma de investimento em 2023?

Confira a seguir oito vantagens da previdência privada que farão diferença na sua decisão por esse tipo de investimento.

1. Você escolhe a administradora

Diferente da Previdência Social, não existe contribuição obrigatória com a previdência privada. Além disso, o dinheiro investido não pode ser movimentado apenas em situações específicas e definidas por regras do governo.

2. A previdência privada não se reduz a uma forma de aposentadoria complementar

No senso comum, a previdência privada costuma ser percebida como uma fonte de renda complementar durante a aposentadoria. Contudo, seu funcionamento é mais parecido com um seguro.

Diferente da aposentadoria decorrente da contribuição para a Previdência Social, o valor acumulado na previdência privada pode ser usado também para a realização de projetos em qualquer fase da vida.

3. A forma de tributação é escolhida pelo titular

O regime de tributação envolvido nos planos de previdência privada pode se dar, principalmente, de duas formas: por PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou por VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

No regime PGBL, a tributação incide sobre o valor total aplicado e considera tanto o aporte inicial quanto os rendimentos. No regime VGBL, porém, o imposto de rende se concentra nos rendimentos do ano considerado.

4. A previdência privada não está sujeita à tributação antecipada

Uma prática comum a muitos fundos de investimento é a cobrança periódica do Imposto de Renda incidente sobre os rendimentos de certos fundos de investimento durante um determinado período. Essa prática recebeu o apelido de come-cotas.

Quando falamos em previdência privada, porém, esse tipo de cobrança não acontece. Por isso, se torna mais fácil realizar o cálculo e planejar o rendimento.

5. A incidência do Imposto de Renda segue regras diferenciadas

A incidência do Imposto de Renda sobre os planos de previdência privada pode seguir a tabela progressiva ou regressiva.

Nos planos que seguem a tabela regressiva, o percentual do IR está relacionado com o tempo do rendimento do investimento. Quanto maior o tempo, menor o percentual incidente. Por outro lado, nos planos pautados pela tabela progressiva, o que importa é o valor que você receberá.

6. A previdência privada não é incluída em processo de inventário

Os planos de previdência privada são semelhantes a um seguro de vida e regulamentados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Esse dado é relevante para decidir investir nesse tipo de produto ao pensarmos que, assim como os demais seguros, eles não são incluídos nos processos de inventário.

7. Você pode buscar os planos com taxas mais agradáveis

Em relação aos planos de previdência privada, são cobradas, principalmente, três tipos de taxas: a taxa de administração, a taxa de carregamento e a taxa de saída.

A taxa de administração se destina à prestação do serviço de administração do plano.

As taxas de carregamento se destinam às despesas relacionadas à alocação dos recursos.

A taxa de saída é cobrada na retirada do dinheiro, seja em caso de retirada antecipada do montante ou em caso de portabilidade.

8. Você tem a liberdade de transferir a administração do seu plano para outra empresa

Os planos de previdência privada são uma opção interessante para quem dispõe de um tempo de rendimento mais longo. No entanto, isso, não significa que você fique preso a uma instituição financeira escolhida num primeiro momento.

No caso da previdência privada, se o titulado desejar, é possível realizar portabilidade para outra administradora. Quando isso acontece, não existe prejuízo financeiro relacionado ao rendimento acumulado.

Plano de previdência privada x disciplina financeira

Além dessa lista de vantagens da previdência privada, podemos citar também a disciplina financeira.

Nesse tipo de investimento, os valores mensais podem começar com uma quantia pequena e ainda existe a possibilidade, conforme o plano escolhido, de renegociar os valores mensais ou realizar aportes não programados.

Por ser um tipo de investimento com regras e funcionamento mais simples, os planos de previdência privada são um produto a ser considerado até mesmo para quem está começando a estudar sobre investimentos financeiros.

Além disso, na medida em que eles se assemelham a um seguro, a burocracia envolvida tende a ser menor do que em outros tipos de investimento incluídos na partilha de bens quando o titular falece.

Agora que você conheceu algumas vantagens da previdência privada, que tal conhecer os planos oferecidos pela OABPrev-RJ. Clique aqui e conheça mais detalhes.

O plano de previdência privada da OABPrev-RJ

A OABPRev-RJ é um fundo de pensão sem fins lucrativos que tem como público-alvo os advogados do Estado do Rio de Janeiro, seus cônjuges e filhos de até 21 anos.

Entre os valores que pautam o trabalho da instituição estão a transparência e a eficiência na gestão dos recursos e no pagamento aos beneficiários, além do respeito aos participantes, funcionários e parceiros.

Este post foi útil para você? Agora, confira algumas sugestões de posts sobre o tema:

Search
Abrir bate-papo
Fale com a OABPrev-RJ!
Fale com a OABPrev-RJ pelo WhatsApp!