Organize suas finanças para 2023

Como você está se preparando para 2023?

Com o final de 2022 se aproximando, chega a hora de planejar o próximo ano. Nessas horas, ter objetivos claros ajuda bastante.

O que você pretende conquistar nas diferentes áreas da sua vida? Já pensou nisso?

É bem provável que as suas primeiras respostas não sejam diretamente relacionadas às suas finanças. Porém, precisamos te lembrar que a sua relação com o dinheiro também será afetada em 2023.

Isso mesmo. Sua vida financeira vai ser impactada em 2023, mesmo que você escolha se relacionar com ela da mesma forma que está fazendo hoje.

A boa notícia é que você pode começar a transformar sua relação com as finanças agora mesmo.

Quatro atitudes que vão melhorar sua relação com o dinheiro em 2023

O dinheiro é uma ferramenta valiosa para a conquista de projetos. Contudo, ele é finito e, portanto, quanto melhor soubermos administrá-lo, melhores resultados teremos.

Confira, a seguir, quatro atitudes simples que te ajudarão a enxergar as suas finanças de outra maneira no ano que começa daqui em poucos meses.

1. Faça um levantamento dos seus gastos

No dia a dia, é fácil se perder nos gastos. Sabe aquele custo da padaria, do cafezinho e do chocolate?

Eles até parecem irrelevantes, mas, quando somados, podem impactar o seu orçamento de forma importante.

Quando você faz um levantamento de gastos, não está apenas descobrindo quanto gasta em cada situação, mas está criando o hábito de acompanhar os seus gastos, por mais bobos que eles pareçam.

2. Analise o que pode ser adaptado para ajudar você na conquista dos seus objetivos

Uma vez que você começa a acompanhar os seus gastos, fica mais fácil descobrir como você está gastando seu dinheiro e entender a sua realidade financeira do momento. Agora, fica mais fácil identificar questões como:

  • Quais custos são essenciais
  • Que quantia está sendo colocada em coisas que não são importantes para você e sua família
  • Se existem dívidas que precisam ser quitadas

Por consequência, fica mais fácil também saber por onde começar a ajustar o orçamento em caso de necessidade.

3. Decida investir no seu futuro e no futuro da sua família

O primeiro passo para investir no seu futuro é tomar essa decisão. A seguir, é hora de se organizar para fazer isso.

Se você conhece o panorama mais fiel das suas finanças, também consegue definir valor que pode destinar a esse investimento sem prejudicar suas necessidades atuais.

Um dos pontos mais interessantes sobre investir no futuro é que você não precisa de muito dinheiro para fazer isso. Existem investimentos para todos os bolsos e perfis de investidor.

Se, por exemplo, você é mais conservador e quer algo com menos burocracia e mais segurança para a sua família caso alguma coisa aconteça com você, a previdência privada é uma opção a ser considerada.

4. Invista em conhecimento

Educação Financeira é uma ferramenta essencial para quem deseja se relacionar melhor com suas finanças.

Na prática, ela vai além de aprender estratégias para administrar melhor o seu dinheiro. Ela transforma sua relação com o dinheiro, tornando-a mais consciente e leve na medida em que você entende o papel desse recurso na sua vida.

Grandes conquistas começam com pequenos passos

Toda grande conquista começa com um primeiro passo. Por isso, nosso conselho hoje é: não menospreze as atitudes que parecem pequenas.

Se você tomou a decisão de investir em você e na sua família, parabéns. Agora, é hora de descobrir a melhor maneira de colocar isso em prática e alcançar os seus objetivos.

Nessa jornada, a previdência privada é uma opção a ser considerada se você dispõe de um período médio/longo para usar o montante investido ou busca uma forma de investimento com menos burocracia e mais facilidade de acesso ao dinheiro em caso de necessidade.

Você merece conquistar seus sonhos. Então, não deixe para dar o primeiro passo amanhã!

Se você é advogado do Estado do Rio de Janeiro e precisa de ajuda para entender se a previdência privada é o investimento ideal para você agora, clique aqui e conheça o plano de previdência do OABPREV-RJ.

Esse post te ajudou? Agora, para entender mais sobre o assunto, visite também os artigos abaixo.

Search
Abrir bate-papo
Fale com a OABPrev-RJ!
Fale com a OABPrev-RJ pelo WhatsApp!