A educação financeira é fundamental para quem deseja um futuro seguro.
No que você pensa quando ouve essa frase?
É muito comum a associação da educação financeira com a administração do dinheiro. Embora ela não seja errada, precisamos te contar que educação financeira é muito mais do que isso.
A educação financeira é um processo mais amplo e que começa com a maneira como você se relaciona com o seu dinheiro. Ainda que ela englobe a maneira como você administra suas finanças, esse aspecto é apenas uma parte da transformação que esse tipo de conhecimento traz.
Em resumo, falar sobre educação financeira é falar, fundamentalmente, sobre a relação que você estabelece com o seu dinheiro. Saber disso é dar o primeiro passo para entender a importância de estudar sobre finanças.
Neste post, você vai descobrir quatro motivos para começar a investir em educação financeira o mais rápido possível. Além disso, você vai ver como pode começar a estudar o assunto.
A educação financeira ajuda a entender suas contas
- Como você equaciona quanto ganha e quanto gasta?
- Como você organiza sua vida financeira?
- Você sabe o quanto ganha, o quanto gasta e como usa o dinheiro que ganha?
Entender essas três informações é o primeiro passo para entender o cenário das suas finanças em cada fase. Quando você estuda sobre finanças pessoais, aprende a enxergar o fluxo do seu dinheiro com outros olhos.
A educação financeira ajuda a interpretar melhor seus gastos
Você tem planilha de finanças ou anota seus gastos?
Se sim, o que você faz com as informações que tem nas mãos? Como as interpreta?
Ter educação financeira te ajuda a analisar seus dados financeiros e ter uma perspectiva mais real de como seus gastos estão organizados . Isso ajuda (e muito) na hora de:
- Reajustar as contas para gerenciar seu dinheiro com mais sabedoria e fugir das dívidas.
- Cortar pagamentos de coisas que, no momento, servem apenas para jogar seu dinheiro fora. Por exemplo: aquele serviço de streaming que você paga mensalmente, mas nunca tem tempo de assistir ou a academia que você não vai.
- Descobrir como remanejar seus gastos para investir em sonhos e projetos futuros.
A educação financeira ajuda a tomar decisões melhores
Mais do que ensinar sobre estratégias inteligentes para lidar com o seu dinheiro hoje, ter educaç ão financeira abre a visão para um mundo ainda desconhecido pela maior parte dos brasileiros: o mundo dos investimentos.
Conhecer sobre investimentos é uma maneira de descobrir caminhos que viabilizam a concretização de sonhos de curto, médio e longo prazo. São exemplos de investimentos financeiros:
- Tesouro Direto
- CDB
- Fundos de Investimento (FI)
- Fundos Imobiliários (FII)
- Ações
Como cada um deles tem riscos e benefícios diferentes, ter consciência de como cada um deles funciona é super importante. A única maneira de saber disso é estudando e se informando.
A educação financeira ajuda a planejar o futuro
- O que você espera do futuro?
- O que gostaria de oferecer à sua família?
A resposta para essas perguntas sempre envolve um planejamento financeiro. Quer ver?
Imagine que seu sonho é ter uma casa de praia com piscina para levar a família no final de semana e, hoje, você não dispõe de condições financeiras para realizar esse desejo e não gostaria de entrar num financiamento longo. O que fazer?
Encontrar uma maneira de tornar esse sonho possível.
Na medida em que a educação financeira faz parte da sua rotina e cria uma base de conhecimentos, você se torna capaz de criar as suas estratégias para fazer seu dinheiro crescer e viver o que deseja.
Não existe uma fórmula. Por isso, entender de finanças faz toda a diferença na hora de planejar o futuro.
Como começar a investir em educação financeira?
Agora que você já viu alguns motivos para investir em educação financeira, deve estar se perguntando: por onde começar a dominar esse assunto?
A internet e as redes sociais facilitam a aproximação entre pessoas comuns e experts de diferentes áreas de atuação. Quando o assunto são as finanças, essa realidade também se aplica.
Experimente digitar no Google ou no YouTube frases do tipo “Como começar a investir dinheiro?” ou “Como sair das dívidas?”. Veja quantos resultados você terá.
Hoje, a informação está na palma da sua mão. Por isso, seu principal trabalho será encontrar alguém que fale sobre dinheiro e com quem você se identifica. Depois, é só começar a consumir os conteúdos dessa pessoa.
Vídeos, cursos online, sites e blogs são excelentes ferramentas para começar seus estudos e o melhor: estão disponíveis on-line.
Educar-se financeiramente é um favor que você faz para o seu futuro.
A OABPrev-RJ e a educação financeira
Além de oferecer planos de previdência privada, a OABPrev-RJ desenvolveu um e-book para enriquecer seus saberes sobre educação financeira. Clique aqui e baixe seu exemplar.
Você e sua família são os principais beneficiários da sua decisão de investir em educação financeira. Comece hoje mesmo!