O que você precisa saber sobre previdência privada?
A previdência privada é um assunto que ainda gera muitos questionamentos. Será que vale a pena ter um plano desses? É um investimento seguro?
Se você é do grupo que não conhece muito sobre o assunto, mas gostaria de entender para decidir se fazer um plano de previdência privada é para você ou não, continue a ler este texto. Nele, você vai encontrar os conceitos mais básicos de previdência e descobrir os benefícios de fazer esse tipo de investimento.
Para muitas pessoas, pensar em previdência privada é uma questão complexa. A razão para isso, em muitos casos, é o desconhecimento dos aspectos envolvidos num plano de previdência privada.
Não importa se você está no grupo de quem já tem ou de quem ainda não tem um plano de previdência privada, uma coisa podemos garantir: você se preocupa com seu futuro e de sua família.
Continue a ler este texto para:
– entender a diferença entre Previdência Social e previdência privada
– descobrir qual o melhor momento para começar o seu plano de previdência privada
– conhecer os benefícios de ter um plano de previdência privada
O que é Previdência Social?
A Previdência Social é um seguro social destinado aos trabalhadores brasileiros e/ou seus dependentes. Ela entra em cena quando algo impede o trabalhador de trabalhar. Aposentadoria, auxílio-doença e salário maternidade são exemplos de seguros garantidos pela Previdência Social.
A Previdência Social se destina à qualquer pessoa física que exerça atividade remunerada, seja ela um trabalhador de carteira assinada ou um autônomo. O importante para ter direito ao seguro garantido pela Previdência Social é contribuir com ela.
Além da Previdência Social, existe ainda a possibilidade de ter um plano de previdência privada, o chamado plano de previdência complementar. Vamos falar sobre ele a seguir.
O que é Previdência Privada?
A previdência privada é um plano de aposentadoria que não está relacionado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é fiscalizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal, e se caracteriza como um investimento de longo prazo.
Quem opta por fazer um plano de previdência privada, investe mensalmente um valor para garantir a aposentadoria. Porém, a Previdência Privada não se destina apenas à aposentadoria.
Para quem é a Previdência Privada?
A previdência privada é para todos e não existe uma idade ideal para começar.
Posso fazer um plano de previdência para o meu filho que acabou de nascer? Sim.
E para meu filho adolescente? Também.
E para mim, aos 30, 40 ou 50 anos? Deve.
Não existe uma idade mínima ou máxima para começar um plano de previdência. Na verdade, quanto mais cedo começar, melhor.
Benefícios da previdência privada
Os planos de previdência privada são um tipo de investimento seguro, rentável e flexível. Eles são ótimos para quem busca resgatar os valores a médio e longo prazo.
Outro aspecto importante está relacionado ao planejamento financeiro. Com os planos de previdência complementar, você pode programar seu orçamento financeiro futuro, enquanto se disciplina hoje para investir a quantia necessária.
A Declaração do Imposto de Renda também é influenciada pelos planos de previdência privada. O valor investido se reverte em abatimento no imposto pago.
Um último benefício é a possibilidade de optar entre o regime progressivo ou regressivo de tributação. No regime progressivo, o valor investido aumenta com o tempo. Enquanto no regressivo, ele diminui.
Mais um detalhe importante sobre os planos de previdência privada: eles não entram em inventário, nem estão sujeitos ao imposto sobre herança.
Ter um plano de previdência complementar é uma maneira de planejar sua vida financeira no futuro e proteger sua família.
Agora que você já descobriu o que precisa saber sobre previdência privada, que tal começar a planejar o seu futuro hoje?