Saiba o que é a rentabilidade de investimento

O termo rentabilidade de investimento é muito usado no mercado financeiro. Você sabe sobre o que ele trata? Leia nosso artigo e não tenha mais dúvidas!

Muitas pessoas que estão iniciando seus investimentos no mercado financeiro se deparam com palavras técnicas e ficam com dúvidas devido aos termos utilizados para explicá-las. A rentabilidade de investimento é uma delas.

A ideia desse termo é muito simples, ele diz respeito ao resultado obtido a partir da aplicação realizada. Suponha que o investimento realizado foi de R$ 500,00 e que, ao final de determinado tempo, o valor é de R$ 550,00. Nesse caso a rentabilidade foi de R$ 50,00, proporcionando um ganho de 10%.

Esse é um bom resultado?!

Para obter essa resposta é preciso estar atento ao tempo do investimento e outros dados que precisam ser avaliados, como:

• impostos,
  • inflação do período de investimento,
  • taxas administrativas.

O investidor também precisa estar atento aos riscos incorporados ao tipo de investimento realizado. O mercado de ações, por exemplo, é voltado para pessoas que já possuem alguma experiência e estejam dispostas a acompanhar diariamente a movimentação das empresas e a bolsa de valores.

Trata-se de um investimento de risco, mas que também pode apresentar resultados superiores se comparado a outros modelos.

Para os iniciantes, é preferível buscar por renda fixa, como, por exemplo, os CDBs, letras de câmbio, Tesouro Direto e previdência privada. O importante é avaliar com critério a situação de cada produto oferecido pelas instituições financeiras e fazer a escolha que possa combinar rentabilidade de investimento e riscos, além da sua disposição em lidar e acompanhar resultados.

Um dos mais seguros investimentos no Brasil, e que cresce acima da média, é a previdência privada. Isso ocorre em função da preocupação das pessoas com o futuro, onde a receita do salário mensal tende a cair e, especialmente, pelas mudanças realizadas pelo Governo Federal com relação às aposentadorias.

A previdência privada é uma das melhores opções para garantir o futuro com qualidade e segurança, por isso, famílias inteiras aderem aos planos de previdência privada e, inclusive, muitos pais já iniciam ainda no nascimento dos seus filhos investimentos que possam garantir o futuro das crianças.

Como você pode ver, para a análise da rentabilidade de investimento é necessário considerar uma série de fatores. Não se esqueça de contar com uma entidade forte e de credibilidade, que garanta o retorno das aplicações realizadas!