O aumento da expectativa de vida do brasileiro e seu impacto na aposentadoria

A expectativa de vida do brasileiro continua aumentando,isso causa grande  impacto nas contas do Governo quando o assunto é aposentadoria. Saiba mais sobre o assunto!


 

A aposentadoria no Brasil é um assunto que há tempos vem tomando conta dos noticiários, isso porque ajustes estão sendo realizados para equilibrar as contas da previdência social. 

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida no nosso país, em 2019, é de 80 anos para mulheres e 74 para homens. A título de curiosidade, no mundo esse indicador é de 74 anos para o sexo feminino e 69 para o masculino (em 2016).

Fazendo uma comparação com a realidade do Brasil de 1969, o cidadão brasileiro tinha como expectativa de vida, em média e sem levar em conta o sexo, 58,7 anos. O fato é que a expectativa de vida cresceu muito, as pessoas vivem mais e as contribuições previdenciárias não acompanharam esse ritmo.

Com o objetivo de contornar esse problema, o Governo Federal criou em 1999 o fator previdenciário que incentiva o trabalhador a se aposentar mais tarde. Esse fator leva em conta o tempo trabalhado e a idade do cidadão que solicita a sua aposentadoria. Quanto mais ele tiver trabalhado e maior for a sua idade, melhor será o seu ganho como aposentado.

Isso incentiva as pessoas a avaliarem o que é melhor em termos de aposentadoria, uma vez que o aumento da expectativa de vida da população brasileira projeta uma quantidade de idosos cada vez maior.

O problema está exatamente nesses índices que mostra que haverá:

  • aumento do número de aposentados, 
  • diminuição proporcional do número de contribuintes.

 

Vale apontar que o percentual de idosos no Brasil era de 13,5% do total da população em 2018, segundo o IBGE, e as projeções do mesmo órgão para o ano de 2042 é de 24,5%.

A preocupação está em como pagar a aposentadoria para 57 milhões de idosos no ano de 2042.

Se, por um lado, há preocupação do Governo, há também muito anseio por parte da população: o que fazer para garantir uma velhice confortável? A resposta para isso depende de cada um, mas uma das alternativas mais viáveis é investir em uma previdência complementar.

Se você quer saber mais a respeito desse assunto, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar nesse sentido.

Search