Investimento em PGBL pode reduzir Imposto de Renda

Reduzir o valor a pagar no Imposto de Renda. Nesse post, vamos apresentar detalhes a esse respeito, leia e confira!

________________________________________________________________________________

Investir em PGBL para reduzir o Imposto de Renda é uma ótima opção para quem quer abater uma parte do valor da base de cálculo dessa obrigação.

As contribuições realizadas em previdência privada do tipo PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre, conseguem reduzir a quantia a pagar de Imposto de Renda ou aumentar o valor de restituição, no entanto, é preciso ficar atento a algumas regras.

O limite para desconto é de 12% da renda bruta anual tributável.

No somatório da renda bruta anual tributável deve ser considerado:

• salário,
  • aluguel de imóveis,
  • aposentadoria recebida do INSS,
  • bônus,
  • pensão.

Para facilitar o entendimento, vamos a um exemplo:

Supondo que a renda bruta anual de um contribuinte seja de R$ 100 mil e que, desse valor, R$ 12 mil foram investidos no PBGL.

Para efeito de Imposto de Renda, a base de cálculo utilizada para apurar o IR será de R$ 88 mil.

O PBGL possibilita ao contribuinte o pagamento menor de imposto na declaração, seu dinheiro irá render e as contas com a Receita Federal serão acertadas somente no resgate dos valores aplicados.

É importante lembrar que ganhos como 13.º salário e participação nos lucros e resultados da empresa não devem ser incluídos nesse somatório, uma vez que são tributados na fonte.

Uma observação é que essa possibilidade só existe para investidores que contribuem também para o regime da Previdência Social, caso contrário não é possível deduzir o Imposto de Renda.

O PGBL é um dos planos de previdência privada, por isso, segue regras específicas do Conselho Monetário Nacional. Os recursos captados são investidos em ativos como renda fixa e variável. É indicado para quem faz a declaração de IR pelo modelo completo e, no resgate, o imposto é cobrado sobre o valor total acumulado, ou seja, quantia aplicada mais os rendimentos obtidos.

O plano de previdência possibilita ao investidor a escolha do regime de tributação que pode ser regressiva ou progressiva.

A tabela progressiva é recomendada para investidores de curto prazo com volumes menores de recursos acumulados, já a regressiva deve ser a opção para investimentos longos e com maior soma de dinheiro.

Na tabela regressiva a alíquota cai conforme o tempo de cada aporte, iniciando em 35% e caindo para 10% após 10 anos.

Já na tabela progressiva a alíquota pode ser isenta, crescendo na medida dos aumentos dos valores investidos, chegando até 27,5%.

O PGBL é uma excelente opção de investimento. A OABPrev-RJ está à disposição para detalhes da operação e pode contribuir efetivamente para encontrar a melhor oportunidade para você e sua família. Faça contato conosco!