Fundos de pensão foram nos últimos anos um dos melhores investimentos

 

A aplicação em fundos de pensão brasileiros foi um dos melhores investimentos em rentabilidade, conforme levantamento realizado pelo Núcleo Técnico da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).

Desde 2008, com rendimento real de 28,56%, os fundos de pensão estão entre os cinco investimentos de maior retorno sobre aplicações no mundo. Em termos nominais, a rentabilidade dos fundos brasileiros nos últimos sete anos foi de 89,7%.

Associado aos ganhos há outra vantagem: o incentivo tributário. Os fundos de pensão são o único investimento de longo prazo que possibilitam ao investidor abater até 12% da renda na declaração anual de impostos. Os participantes que optam pela tabela progressiva e que contribuem por um período superior a 10 anos, o Imposto sobre a Renda (IR) incidente sobre o ganho é de apenas 10%. Dos salários do trabalhador, a Receita Federal recolhe mensalmente até 27,5%.

A queda dos ativos dos fundos de pensão brasileiros em relação ao PIB, em 2014, foi de no máximo 0,3 ponto porcentual. Segundo os técnicos da Abrapp, a queda teria sido de 1,3 pontos porcentual, mas a metodologia do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi alterada e com o valor da nova série, o resultado teve redução.

A Abrapp realizou o levantamento em 21 países e excluiu alguns como Estados Unidos e Reino Unido, por não terem dados para todos os anos.

Search