Finanças: tema proibido ou debatido entre os parceiros?

 

A maioria dos casais não debate durante o relacionamento um dos temas mais controversos: dinheiro. De acordo com uma pesquisa da Serasa, somente 3% das pessoas entrevistadas não escondem ou não esconderiam nada do parceiro sobre sua situação financeira.

Das 2.128 participantes da pesquisa, 26% admitem não conhecer totalmente a situação financeira do parceiro e se sentem desconfortáveis para falar sobre dinheiro e 25% não sabem se estão no mesmo nível financeiro do seu par e desconhecem seu histórico comportamental em relação ao orçamento. Outros 20% dizem que, quando se trata de dinheiro, têm tudo para viver uma relação duradoura, sólida e de confiança, mas ainda há espaço para melhorias.

A pesquisa revelou ainda que 12% entendem como a situação financeira pode afetar a vida do casal, mas não conseguem ser totalmente honestos e transparentes com o companheiro sobre o assunto; enquanto 11% admitem que precisam conversar mais sobre o tema com o parceiro e 2% nunca conversam sobre finanças.

Diversos estudos apontam o dinheiro como o mote mais importante quando se trata da duração ou da ruptura de um casamento. Portanto, desde o início do relacionamento é importante discutir o assunto, para que ambos tenham consciência do impacto das decisões financeiras no dia a dia do casal.

Search