Entrevista com o Dr. Ezair Meurer, Presidente da OABPrev-SC

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Por EZAIR MEURER – Diretor Presidente OABPREV-SC
Quais são os objetivos do OABPrev-SC para o segundo semestre de 2020?!
O OABPrev-SC iria focar o ano de 2020 na celebração dos seus 15 anos, comemorados em maio, com publicidade de expansão da marca, utilizando meios de comunicação televisivos e jornais locais. Em razão da pandemia, vamos mudar um pouco o projeto de marketing, mas iremos fomentar com televisão esse ano, pela primeira vez.

– Quais são as mensagens centrais para os participantes, jornalistas/influenciadores e demais públicos? Planejamento financeiro, previdência complementar….?
O fundo OABPrev-SC sempre se pautou na questão da educação financeira e planejamento familiar. Costumamos dizer que somos uma entidade para o advogado e sua família, e não apenas de advogados. As pessoas estão aprendendo que ser previdente e planejar o futuro é um dos caminhos de sucesso da longevidade.

– Qual a relação do público de Santa Catarina com o OABPrev?
Nossa relação é boa. Temos atualmente mais de 8.300 participantes para uma média de 52 mil advogados inscritos na OAB-SC, sendo que, desses, talvez uns 35 mil estão com inscrição ativa.

– O que as pessoas desconhecem ou conhecem de forma parcial ou distorcida sobre o OABPrev-SC?
Algumas pessoas não sabem que o OABPrev é uma entidade autônoma, com administração própria e muito capacitada em seu corpo diretivo. Quando estudam melhor a entidade, ficam impressionados com a organização e a segurança

– São (ou podem ser) feitas pesquisas com os participantes?
Fizemos pesquisas no pós-venda do plano, o que já serve como orientação em geral. E sempre que há algum pedido de resgate, pedimos que preencha uma pesquisa com os motivos.

– Qual a diferença em relação a outros planos privados?
Temos hoje uma taxa de carregamento zerada e uma taxa de administração muito baixa. Além disso, temos ótima rentabilidade. Talvez tenhamos umas das melhores do país para investimento.

– A baixa rentabilidade da maior parte dos investimentos fez crescer a procura pelos planos de previdência?
Deveria ser uma tendência, mas na prática não surtiu o efeito esperado. Talvez tenha ajudado quem estar no plano a não sair. Mas em termos de adesão, o que tem feito a diferença é o conjunto, alinhado ao marketing propositivo e os consultores.

– Dá para comparar a rentabilidade com outras aplicações, como renda fixa, poupança etc.?
O ideal é não fazer esse tipo de comparação, pois a previdência privada é um investimento em longo prazo. Mas na prática, hoje estamos muito melhor que CDI, poupança e outras formas de investimento em geral, de forma que a comparação é inevitável.

– As novas regras da Previdência afetam de alguma forma do trabalho do OABPrev-SC?
Pensamos que com a reforma da previdência (regime geral), haveria maior adesão as entidades de previdência privada, mas isso ainda não se confirmou. Mas acredito que isso tenha influenciado indiretamente, criando uma melhor conscientização do que é previdência privada e que esta pode ser uma excelente alternativa.

– Mais gente vai procurar os planos complementares ou a expectativa é que aconteça justamente o contrário, com a capitalização da previdência pública?
A previdência pública (regime geral), em sua recente reforma legislativa acabou não adotando a forma de capitalização defendida pelo Ministério da Economia, mas como mencionei anteriormente, acredito que, indiretamente, criou melhor conscientização do que é previdência privada, já que o regime geral (INSS) tem se mostrado frágil e com limitações de rendimentos.

– Qual o perfil predominante dos participantes? (homens com XX anos, casados, com filhos, mulheres?)
Nosso público é heterogêneo, pois temos 15 anos como OABprev e mais 10 como antigo IASASC, de forma que temos participantes com 25 de contribuição, enquanto que temos jovens recém chegados ao mercado de trabalho. Nossos participantes estão bem distribuídos, mas vejo muita adesão de membros da jovem advocacia que, inclusive, é nosso público alvo maior em conscientização.

– Como fazer para atingir profissionais mais jovens?
Um das formas é fomentar publicidade e conscientização em redes sociais ou em palestras pelo interior do Estado. Outra forma é participar da entrega de credenciais e, por fim, criar campanhas de adesão, como recém lançamos o “chequinho”, dando aporte ao jovem recém chegado ao mercado de trabalho.

– Como é a participação digital dos usuários? Acessam o site, redes sociais? Como os participantes lidam com as plataformas e quais melhorias estão propondo? Acessam o site, são ativos em rede sociais, lidando bem com tecnologia.
O Oabprev está interagindo com os participantes pelo site, pelo aplicativo e pelas redes sociais. São várias as ferramentas digitais e isso tem sido um diferencial incrível, pois a base de tudo é a comunicação facilitada. Temos uma adesão boa de usuários no aplicativo, com 2 mil participantes e estamos fomentando mais adesão a esse tipo de tecnologia.

– Qual o impacto do efeito coronavírus para os advogados da região de atuação da subseção?
O impacto é enorme, pois impossibilita fomento de novas adesões na forma planejada. Sem contar os resgates e pedidos de suspensão do plano. Confesso que nosso planejamento estratégico para 2020 está sendo todo revisto, pois precisamos atender à realidade que atingiu em cheio a advocacia.

– Como um plano de previdência pode auxiliar o advogado e seus familiares nesse período de crise por conta do coronavírus?
O OABprev precisa ter dois princípios muito claro: precisamos estar ao lado do advogado sempre. E lembrar que o papel da entidade é atender ao advogado e sua família da melhor forma possível. Até por isso, no período de coronavírus, conseguimos com a seguradora Mongeral que todas as coberturas fossem garantidas mesmo em época de pandemia e independentemente da causa da morte. Conseguimos também garantir aos participantes a suspensão da contribuição de mensalidade e seguro por até 03 meses, sem qualquer prejuízo de cobertura nesse período de suspensão ou atraso. Além disso, mesmo durante a pandemia não suspendemos o atendimento ao participante, pois procuramos estar ao lado dele nesse momento mais difícil, seja para orientação, resgate ou suspensão temporária de seu plano.