Ensinar as crianças a poupar dinheiro é realmente necessário?

Será que as crianças precisam realmente aprender a poupar dinheiro desde cedo ou isso é coisa somente para os adultos? Saiba mais lendo nosso post.


A educação financeira deve começar na infância. Educadores, pais e especialistas defendem que é nessa hora que as crianças melhor aprendem a lidar e poupar dinheiro. Os exemplos e a convivência familiar servem como base para a construção de um adulto determinado e seguro nas suas ações. 

Isso porque as crianças são movidas pelos exemplos, principalmente dos pais, e isso também envolve a gestão financeira e saber llidar e poupar o dinheiro da família.

Pesquisas apontam que mais de 63 milhões de adultos brasileiros estão com suas contas atrasadas e negativados no SERASA. É um número recorde no país e preocupante. 

Boa parte dessa situação é causada porque as pessoas não sabem administrar as suas finanças devidamente. Esse número seria consideravelmente menor se, desde crianças, elas aprendessem e tivessem responsabilidades financeiras, comprando o necessário, gastando o que se pode e aprendendo também a poupar dinheiro.

Nesse sentido, a introdução de uma mesada na infância tem papel fundamental na educação financeira, por menor que seja o valor.

Quando uma criança lida com a sua mesada, ela precisa ser orientada sobre o valor que recebe, sobre o tempo que ela terá que permanecer com o dinheiro até receber outra, bem como sobre o que pode e deve comprar.

Além disso, é papel dos pais dar a ela a escolha de tirar uma parte para investir em uma poupança, explicando os benefícios e o funcionamento da aplicação. O velho cofre é uma forma palpável da criança ver e acompanhar de perto suas economias.

Crianças entre 2 e 4 anos passam pela fase do pedir para comprar tudo que veem, nessa hora é importante explicar o porquê não se pode dar tudo que ela pede.

No entanto, é preciso atentar que quando se diz para uma criança que ela não ganhou o que pediu porque não se tem dinheiro, ou porque está economizando, e na mesma hora compramos algo supérfluo, a situação fica contraditória.

A educação financeira precisa ser feita por exemplos e isso só é possível quando temos um conjunto de bons hábitos adquiridos.

 

É possível ainda orientar a criança que ela está economizando dinheiro quando:

  • fecha a torneira enquanto escova os dentes, 
  • reduz o tempo do banho, 
  • apaga a luz sempre que sai do ambiente, 
  • evita desperdícios de comidas, 
  • compara preços no supermercado antes de comprar, 
  • cuida das suas roupas, calçados, livros e materiais escolares. 

Enfim, ensinar a criança a poupar dinheiro é realmente necessário e existem muitas atitudes no dia a dia que podem contribuir para isso. Acesse agora o nosso material Doutor Futuro e veja mais informações sobre educação financeira para crianças!

botao-dr-futuro

Search