Confira 8 dicas sobre educação financeira

A educação financeira é a receita para todos que desejam dizer adeus ao consumismo e economizar de forma saudável. Confira nossas dicas!

_______________________________________________________________________________

 

A falta de educação financeira pode ser apontada como um dos principais motivos que levam o nosso país ao alto índice de inadimplência. Atualmente são quase 64 milhões de brasileiros que não conseguiram cumprir com seus compromissos financeiros e estão fazendo parte do recorde de devedores do país. 

 

Outro dado que diz respeito à ausência de educação financeira é que praticamente 6 a cada 10 brasileiros não economizam ou não têm nenhuma reserva para assegurar uma velhice melhor. 

 

Educar-se financeiramente é essencial para aquisição do conhecimento e das habilidades que ajudarão a administrar o dinheiro com mais eficiência, e esse processo pode ser iniciado a qualquer momento. 

 

A educação financeira vai muito além do ato de economizar para poupar. Ela consiste em um conjunto de ações que torna possível cortar gastos de maneira inteligente, investir e multiplicar o dinheiro. Para iniciar uma educação financeira é preciso:

 

1 – Tenha um controle financeiro dos seus gastos – saiba o quanto você gasta por dia, semana e mês, mesmo que pareça um gasto irrelevante.

 

Marque seus valores dispendidos na padaria, mercado, barzinhos e lanchonetes, seu gasto com combustível, etc. 

 

Geralmente a maioria das pessoas não dá a devida importância para esse fato e não consegue diminuir essas despesas por não saber os devidos valores com elas. 

 

2 – Gaste menos que do ganha – a educação financeira inicia pelo planejamento em gastar menos do que se recebe e investir pelo menos uma parte do que sobra, por isso, faça um planejamento de todas as suas despesas e elimine o que considerar supérfluo.

 

3 – Não compre por impulso – antes de comprar faça a pergunta básica e necessária: de fato preciso disso no momento?

 

4 – Pague todas as suas contas em dia – é ideal planejar os gastos para que se consiga pagar todas as despesas fixas e, se acaso tiverem dívidas em atraso, renegocie e fuja dos altos juros. Sempre que possível evite as compras à prazo. 

 

5 – Diminua gastos desnecessários – avalie todas as suas despesas fixas e analise o que pode ser diminuído, como conta de energia elétrica, telefone, água, TV por assinatura, combustível, etc. 

 

6 – Respeite o seu dinheiro – sempre que for comprar algo, calcule o quanto você precisará trabalhar para pagar o que está desejando adquirir e analise se vale a pena. 

 

7 – Faça um planejamento das suas finanças – saiba ao certo quanto você ganha, quanto gasta, o valor que sobra e quanto irá investir mensalmente para multiplicar o seu dinheiro.

 

8 – Aprenda a investir – a educação financeira visa ajudar a administrar o dinheiro que se ganha cortando gastos e investindo para a multiplicação do valor, por isso, é fundamental saber investir o valor destinado para isso.

 

Engana-se quem pensa que para multiplicar o seu dinheiro são necessários grandes valores investidos ou sacrifícios enormes. Não é preciso renunciar aos prazeres da vida para ter uma educação financeira e garantir retornos para uma melhor estabilidade a longo prazo. 

 

O mercado possibilita investimentos inteligentes e seguros que garantem boa rentabilidade para todos os perfis e necessidades, conferindo segurança e conforto até a quem é mais conservador. Quer saber mais sobre educação financeira? Consulte nossa página e tire suas dúvidas!

Search