Projeto Futuro Seguro leva palestra sobre planejamento financeiro ao auditório da Caarj

O presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-RJ, Renn Aguiar, a economista Letícia Camargo e o presidente da ADVCredi, Frederico Mendes.

O olhar atento às finanças pessoais e a determinação de racionalizar os gastos, criando o hábito de poupar a longo prazo. Esses são ingredientes fundamentais para a educação financeira e previdenciária, tema da palestra de ontem do projeto Futuro Seguro, no auditório da Caarj. O projeto orienta advogados a organizar seu orçamento pessoal e garantir uma aposentadoria tranquila. A iniciativa é da OABPrev-RJ e da Caarj, em parceria com o INSS e a ADV Credi.

Na palestra de ontem, a economista Leticia Camargo e o presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-RJ, Renan Aguiar, ressaltaram a necessidade de planejar as finanças através de escolhas conscientes. “A previdência tem papel fundamental na vida dos profissionais de Direito. É importante que o advogado saiba usar seus recursos de forma organizada para ter uma reserva sólida na aposentadoria”, disse Renan Aguiar.

O Futuro Seguro, de acordo com Aguiar, congrega todas as entidades do sistema OAB e busca incutir a cultura previdenciária na categoria. Lançado em agosto, o projeto já é um caso de sucesso: em menos de dois meses, já prestou mais de 1.400 atendimentos em 14 municípios fluminenses.

“Hoje, os advogados têm entidades fechada e sem fins lucrativos que proporcionam as melhores condições para os participantes”, complementou Aguiar. O presidente da OAB/Leopoldina e presidente da ADV Credi, Frederico Mendes também prestigiou o evento.

A economista Letícia Camargo foi enfática em sua palestra: “Todos deveriam aprender sobre educação financeira desde a escola. Com organização, todos podem controlar suas finanças, fazer as escolhas corretas, aprender a consumir de forma consciente para obter melhores resultados e mais qualidade de vida”, explicou.

Presente ao evento, o civilista Antônio Carlos de Souza, 35 anos, pai de dois filhos, disse que contribui para a Previdência Social há 15 anos. Mesmo assim, está preocupado com o futuro.  “Vim conhecer um pouco mais sobre o assunto, já que sou o provedor da família. Controlo o orçamento para garantir uma boa educação para os meus filhos, mas quero aprender e obter algumas dicas para economizar ainda mais”, explicou.

Já o advogado Evahides José Reis, 66 anos, tem renda de aposentadoria, mas permanece em atividade profissional. Ele participou da palestra por considerar importante planejar o futuro da família para garantir a qualidade de vida dos entes. Ele disse ser preocupado com o orçamento e as despesas.

Ao final, o advogado Henrique Maia foi contemplado com o tablet sorteado entre os participantes. O ganhador comemorou: “Vim esclarecer minhas dúvidas sobre a previdência privada e ainda ganhei o prêmio”. Ele contou ainda: “Minha esposa, também advogada, é quem gerencia o orçamento da casa”.

O Futuro Seguro percorre as subseções do estado oferecendo consultoria gratuita. Confira o calendário AQUI e programa-se para participar e concorrer ao brinde.