Governo ouve sugestões para fomentar fundos de pensão instituídos

O diretor-presidente da OABPrev-RJ, Alexandre Albuquerque, participou hoje de reunião convocada pela Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC), do Ministério da Previdência, na sede da OAB-RJ. O encontro teve por objetivo discutir meios de fomentar os fundos de pensão instituídos, através da flexibilização das normas que regulamentam o setor. O Governo quer ouvir sugestões destes fundos para aprimorar a legislação, de forma a atrair novos participantes e estimular os investimentos em previdência complementar.

Coordenado pelo titular da SPPC, secretário Jaime Mariz de Faria Júnior, e pelo secretário-adjunto, José Edson da Cunha, o encontro reuniu gestores das OABPrev de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, o presidente da Mongeral, Elder Molina, e representantes da Quanta Previdência, Icatu Seguros, Petros, Anapar e Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), entre outras entidades.

O presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, o diretor tesoureiro Luciano Bandeira e a vice-presidente da Caarj, Naide Marinho, tambem estiveram presentes. Foi consenso entre os participantes do encontro que os fundos de pensão instituídos – como o da OABPrev-RJ – são fundamentais para o crescimento da previdência complementar no país.

Hoje, somente 3% da população economicamente ativa no Brasil estão protegidos por fundos de previdência complementar. No Estado do Rio, segundo pesquisa encomendada pela OABPrev, 80% dos advogados nem sequer contribuem para a Previdência Social. A flexibilização das regras dos fundos instituídos ajudará a trazer mais investidores para este segmento.

Search