CDI: o que é e como impacta nos investimentos

Leia nosso post e entenda o que é CDI e como essa taxa pode impactar na rentabilidade nos investimentos, principalmente nos de renda fixa.

_____________________________________________________________________________

 

Muitos investidores ainda têm dúvidas em relação às variadas siglas que o setor coloca a sua frente, uma delas é o CDI.  O Certificado de Depósito Interbancário trata-se de uma taxa que é muito usada e extremamente relevante no mercado financeiro, tanto para os investidores como para as instituições bancárias. 

 

O CDI foi criado na década de 80 tendo como objetivo garantir a liquidez de instituições financeiras, ou seja, promover a distribuição de recursos para que os bancos consigam atender a demanda e não fechar com saldo negativo o dia.

 

É como se fosse um empréstimo entre as instituições para que elas consigam atender seus clientes e fechar o caixa no positivo.

 

Essa operação é necessária porque o Banco Central determina que ao final do dia todo banco faça seu fechamento e que haja mais entrada que saída de valores, ou seja, sempre precisa ter saldo positivo.

 

Em situações em que os valores de saques do dia tenham sido maiores que os depósitos, a instituição precisa recorrer a outro banco para emprestar dinheiro e fechar seu saldo positivamente. 

 

Da mesma forma que os bancos cobram juros quando emprestam dinheiro aos seus clientes, eles também precisam pagá-los quando recorrem a outras instituições bancárias na obtenção de recursos para fechar o seu saldo do dia positivo. 

 

Essa taxa cobrada e paga entre as instituições é denominada CDI e as negociações são diárias. Quem pediu emprestado tem até 24 horas para devolver o dinheiro, acrescido de um valor.

 

Por isso, a taxa CDI é fixada diariamente e, a partir desse valor, é calculado uma média mensal e anual que é usada pelas instituições bancárias como base de rentabilidade em algumas aplicações de fundos de investimento para os seus investidores. 

 

Dessa forma, o CDI é considerado uma das principais taxas para aplicações no mercado financeiro e impacta diretamente nos investimentos, principalmente nos de renda fixa, como os CDBs, LCs e RDBs. 

 

É importante ressaltar que quando o CDI aumenta, a rentabilidade também se eleva, mas, quanto menor for a taxa, esses rendimentos igualmente se tornam menos rentáveis. 

 

Boas taxas do CDI vão depender da circulação do dinheiro no mercado e, muitas vezes, a baixa dessa movimentação pode impactar nos valores investidos, tornando-se um obstáculo para quem deseja conquistar uma melhor renda na aposentadoria, por exemplo. 

 

O importante é ficar atento para que não haja uma desvalorização das economias aplicadas com as baixas do mercado e, assim, a expectativa de ganho diminua.

 

É importante lembrar que, no momento, o cenário econômico brasileiro, apresenta expectativas de queda nos juros. Nesse sentido, quando falamos em investimentos para garantir uma vida mais tranquila, existem outras formas para promover tranquilidade e segurança financeira e uma delas é a aposentadoria privada.

 

Ela é de fácil contratação e seus rendimentos não diminuem com as oscilações do mercado financeiro, além de alguns contratos permitirem a redução do Imposto de Renda.

 

A previdência privada oferece maior rentabilidade, possibilitando que o investidor tenha a opção de resgatar o valor integral no término do contrato, ou realize suas retiradas mensais para usufruir a aposentadoria com mais prazer e segurança. 
Se você está pensando em investir no seu futuro, faça uma simulação e conheça os benefícios dos planos de aposentadoria privada da OABPrev-RJ no nosso site.

Search