Dicas de como fazer o controle de custos e despesas

Controlar custos e despesas para equilibrar o orçamento da família. Nesse post vamos apresentar algumas dicas, leia e confira!

________________________________________________________________________________

Muitas pessoas e famílias passam por situações financeiras críticas e grande parte desses momentos se dá pela falta de controle de custos e despesas.

Cuidar das finanças pessoais possibilita uma vida mais tranquila e agradável, sem a pressão da falta de dinheiro e a busca por recursos para a manutenção do lar. A base para o controle de custos e despesas está na organização. 

É impossível realizar um plano orçamentário, seja em casa ou na empresa, quando não se sabe quais são as obrigações mensais que precisam ser pagas, portanto, o primeiro passo para desenvolver e organizar o controle de custos e despesas é fazer um levantamento das contas.

Anote todas as contas fixas, ou seja, aquelas que todos os meses fazem parte do orçamento, tais como:

  • energia elétrica,
  • água,
  • condomínio,
  • aluguel ou prestação,
  • seguros,
  • telefone,
  • escola,
  • clube, 
  • etc.

Some a esses valores as despesas variáveis que também precisam ser computadas no controle, como: dentista, farmácia, viagens e demais contas não previstas anteriormente.

Com esses valores em mãos, faça o comparativo com as receitas mensais de sua família, onde essas precisam ser maiores que as despesas. Caso isso não ocorra, você possivelmente está buscando recursos nos bancos e utilizando os limites de crédito, que podem ser um grande problema para o seu orçamento em função dos juros cobrados.

Supondo que os custos e despesas apresentem um valor maior do que as receitas, você tem duas opções:

  • aumentar as receitas, o que nem sempre é possível,
  • diminuir as despesas efetuando cortes no orçamento.

Uma das grandes dificuldades está em readaptar o padrão de vida da nova realidade financeira da família. No entanto, esse ajuste orçamentário é importante, pois trata-se da  maneira mais rápida para equilibrar a situação e buscar a retomada do controle de custos e despesas.

Se, ao contrário, as receitas forem acima das despesas, é indicado fazer investimentos que possam valorizar esses recursos, afinal de contas, dinheiro parado é perdido. Busque alternativas que possam gerar retorno financeiro.

Um dos melhores investimentos existentes no mercado financeiro é a previdência privada, que apresenta muitas vantagens, como:

O controle de custos e despesas tem como resultado uma melhor qualidade de vida, evitando surpresas desagradáveis e possibilitando a realização de sonhos e desejos, através de investimentos bem realizados. Se você ainda tem dúvidas sobre como aplicar em previdência privada, contate a OABPrev-RJ e saiba mais a respeito!

Search