O que é o regime de capitalização?

O Governo Federal debate a possibilidade de aplicar o regime de capitalização como parte da reforma previdenciária. Nesse artigo vamos tratar desse assunto, confira!

O regime de capitalização pode ser o futuro da previdência social no Brasil. Isso modifica substancialmente o formato atual que é conhecido como “partição”.

O atual sistema adotado pela Previdência Social prevê que os trabalhadores ativos devem colaborar mensalmente com um valor determinado por lei, e que esses recursos serão utilizados para pagar a aposentadoria daqueles que estão inativos.

No entanto, duas situações ocorrem nos tempos atuais que acabam causando sérios problemas para que esse formato tenha continuidade:

• o número de trabalhadores ativos vem diminuindo e os valores arrecadados em breve não serão suficientes para os pagamentos dos aposentados,
  • em função da qualidade de vida e do acréscimo da longevidade do brasileiro, o aposentado vive mais e, por isso, se beneficia da aposentadoria por mais tempo.

Por conta disso, o sistema proposto pelo Poder Executivo prevê que seja modificado o regime atual de arrecadação para o de capitalização.

O regime de capitalização é aquele onde o trabalhador define o valor que deseja pagar mensalmente e esses recursos serão utilizados em um fundo que realizará aplicações financeiras, visando a rentabilidade dos valores arrecadados. Esse novo regime torna-se opcional para o trabalhador e é ele mesmo que define e se responsabiliza por sua aposentadoria.

O Governo Federal sai de cena e entram os bancos, seguradoras e fundos de pensão.

Com o regime de capitalização essa situação se modifica, serão milhões de trabalhadores contribuindo para um fundo de investimento previdenciário que, a partir de grande soma de recursos financeiros, consegue excelentes resultados.

Por outro lado, o regime de capitalização pode trazer problemas.

Isso porque o regime de partição cobra do trabalhador mensalmente determinado valor, independentemente de sua vontade ou não. Ao final de um tempo, previsto por lei, o cidadão tem direito à aposentadoria e passa a receber do Governo um salário mensal até o fim de sua vida.

Já o regime de capitalização permite que o trabalhador não queira contribuir e, caso isso aconteça, ao final da sua carreira profissional não terá direito a nenhuma receita, o que pode ser um sério problema para a sociedade.

Esse sistema já foi implantado no Chile e não obteve êxito, já que grande parte dos aposentados daquele país estão com rendas muito abaixo das expectativas, causando muitos protestos e dificuldades.

As opiniões e divergências são muitas e esperamos que o melhor aconteça para o país e para a nação, no entanto, independentemente do caminho a ser tomado, o fato é que a aposentadoria complementar pode resolver e equacionar toda essa situação.

Se você deseja um futuro tranquilo e seguro, sem precisar depender da adoção do regime de capitalização ou partição, o melhor a fazer é investir em previdência privada e garantir uma aposentadoria complementar. Acesse nosso site e saiba mais a respeito dessa possibilidade.