OAB é sinônimo de confiança para a sociedade!

A sociedade brasileira elegeu a OAB como a instituição de mais confiança do país. A responsabilidade aumenta e a distinção obtida estimula a continuidade dos trabalhos!

A AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros – apresentou neste final de ano um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas que trouxe números a respeito da confiança do cidadão com relação à imagem do Poder Judiciário no país.

A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, a partir dessa pesquisa, obteve o melhor índice, alcançando 66% de confiança da sociedade em geral. Esse foi o melhor índice conquistado na categoria “Empresa e Organizações”.

A pesquisa foi realizada entre agosto de 2018 e outubro de 2019, onde foram ouvidas mais de 2,5 mil pessoas entre advogados, defensores públicos e cidadãos. Na coordenação da pesquisa esteve presente o ministro Marco Aurélio Belizze, do Superior Tribunal de Justiça, e na sub-coordenação a presidente da AMB, Renata Gil.

Segundo a avaliação do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz o índice de 66% representa um grande reconhecimento da sociedade sobre o papel da advocacia, o que acaba trazendo uma maior responsabilidade para a Ordem, que deve seguir firme no objetivo de defesa do cidadão, da Constituição e da democracia.

Para se ter ideia dos números levantados pela pesquisa, o índice de confiança alcançado pelas empresas privadas foi de 56%, dos movimentos sociais de 49%, sindicatos 35% e partidos políticos 14%.

Já entre os poderes da República, o Judiciário obteve o maior índice de confiança da população, atingindo 52%, seguido do Executivo com 34% e Legislativo somando 19%. Isso quer dizer que, segundo a pesquisa, para a sociedade, o Poder Judiciário é o que cumpre melhor o seu papel entre os três poderes, obtendo o índice de 33%.

Os números alcançados pela OAB, com seus 66% de confiança, refletem a seriedade, responsabilidade e dedicação com que a Ordem tem se dedicado em defesa da democracia.

A OABPrev-RJ sente-se parte ativa no sucesso obtido pela Ordem e busca oferecer soluções de qualidade aos milhares de advogados do estado do Rio de Janeiro.

Animada pelos resultados, e firme em seus propósitos de colaborar com a classe de profissionais, a OABPrev-RJ cumprimenta a todos os advogados do país, responsáveis pela confiança e pelos índices obtidos na pesquisa.

O trabalho continua e as responsabilidades aumentam na medida que a sociedade apresenta a sua satisfação e credibilidade junto à Ordem dos Advogados do Brasil!