Como traçar metas financeiras a curto e médio prazo com crianças?

Traçar metas financeiras com as crianças ajuda na conscientização e educação a respeito das responsabilidades que terão como adultos. Leia nosso artigo e saiba mais!


“O futuro é imprevisível” é uma máxima que muita gente carrega, mas muitos problemas, riscos e situações indesejáveis podem ser evitadas a partir da educação que começa em casa. Um desses pontos é em relação às finanças.

Traçar metas financeiras com as crianças a curto e médio prazo colabora para que elas compreendam as responsabilidades que a vida exige.

A educação financeira para crianças pode iniciar ainda no jardim de infância e deve adentrar o período da adolescência. A conscientização e o entendimento das limitações existentes com relação às compras podem fazer toda a diferença na vida adulta. 

É possível, desde muito cedo, explicar aos pequenos a importância da poupança e do planejamento nos gastos. Que tal, então, iniciar uma experiência com seus filhos, netos e sobrinhos traçando metas financeiras a partir das suas mesadas? 

Avaliar e estipular gastos a curto e médio prazo é uma excelente forma de criar o hábito em desenvolver seus orçamentos. Algumas ações podem ser tomadas para que eles percebam a importância no uso adequado do seu dinheiro e aproveitarem a vida do presente de olho no futuro. 

 

Vamos a algumas dicas a respeito:

Desde muito cedo é possível mostrar para as crianças o valor do dinheiro e uma dica que tem o apelo visual é substituir o cofrinho por um recipiente de vidro, onde ela possa enxergar o quanto está poupando. A medida que o recipiente vai enchendo, eles percebem que estão economizando e se empolgam com a situação.

Outro ponto interessante é fazer com que as crianças percebam o valor de cada coisa. Um experimento interessante é levar os pequenos a algum ambiente onde terão que escolher, por exemplo, entre comprar um doce ou passar alguns minutos num joguinho de um fliperama. 

Deixe que eles decidam onde irão aplicar o seu “valioso” dinheiro e percebam que para tudo existe um preço e escolhas que precisam ser feitas. O mesmo pode ser feito no supermercado, ao determinar alguma quantia para que gastem como quiser.

Também é possível, e muito educativo, utilizar uma caderneta ou um bloco e desenvolver o exercício de traçar metas financeiras com o dinheiro que eles possuem.

Converse com eles e mostre que deve-se fazer um planejamento a respeito do dinheiro ganho da mesada e dos presentes, criando um documento que organizem os valores e onde serão gastos. 

Aproveite para falar sobre economia, valor dos produtos e o que é prioritário em termos de escolha. Você estará incentivando os pequenos ao raciocínio, além, é claro, de estar praticando com eles a matemática, tão importante na escola!

Desenvolver e traçar metas financeiras a curto e médio prazo com as crianças trará resultados importantes para o futuro. Se você deseja conhecer mais a respeito desse assunto, faça o download da Cartilha Doutor Futuro com dicas práticas para os pequenos!

Search