Fundos de pensão: saiba porque eles estão crescendo no país

Os fundos de pensão estão em constante crescente no nosso país. Leia nosso post e saiba como eles funcionam e por quais motivos as pessoas investem cada vez mais neles.


Desde o início da Reforma da Previdência, muitas preocupações surgiram por parte da população, com isso, muitas pessoas começaram a pesquisar sobre alternativas para se aposentar com mais conforto e segurança. Duas delas são: 

  • previdência privada, 
  • fundos de pensão.

Ambas são investimentos a longo prazo que ajudam a complementar a aposentadoria e também podem contribuir para a realização de sonhos como: uma permanência no exterior, arcar com os gastos do período de universidade, comprar o primeiro carro ou imóvel e, até mesmo, servir como uma reserva de segurança para qualquer imprevisto.

A previdência privada pode ser aberta ou fechada. 

Qualquer cidadão pode aderir a um plano de previdência aberta, por meio de bancos e corretoras. Já a previdência fechada é oferecida por instituições privadas e é permitida somente aos seus funcionários ou membros de determinada organização.

Essa última, geralmente, ocorre através de uma fundação, denominada Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) e comumente chamada de fundo de pensão. 

Os fundos de pensão têm como objetivo garantir aos associados uma complementação à aposentadoria do INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social. 

Além de complementar o valor da renda, os fundos de pensão servem também para proteger o participante contra imprevistos como: 

  • invalidez, 
  • incapacidade por acidente,
  • doença,
  • morte. 

Vale lembrar que, para muitos, os valores originados pela Previdência Social servem apenas para cobrir as despesas básicas, com isso, cresce a necessidade e o interesse por alternativas que garantam uma renda complementar e mais segurança. 

É esse sentimento que faz a modalidade de fundo de pensão crescer no Brasil em ritmo acelerado, auxiliando no desenvolvimento econômico do país de forma geral. 

Os números são bem animadores em relação aos fundos de pensão. 

Em julho de 2018, a ABRAPP, Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, estimou 307 entidades que, juntas, administram mais de 1.137 planos. São mais 7 milhões de pessoas beneficiadas e R$ 833 bilhões em investimentos. Esse número representa 12,6% do PIB brasileiro.

Outro sinal que o mercado cresce no país é que o fundo de pensão de Furnas estima beneficiar 5 mil novos associados até 2025, implementando planos para familiares dos já beneficiados e para membros de associações de classe. 

Se você procura previdência privada, conte com a OABPrev-RJ.

Search