Previdência para os filhos: é realmente necessário?

A previdência para os filhos é uma excelente maneira de proteger e possibilitar às crianças um futuro tranquilo e seguro. Leia nosso artigo e saiba mais a respeito!


A previdência para os filhos é um assunto que deve ser tratado pelo casal antes mesmo do nascimento das crianças. 

A velha frase de que o futuro é incerto não é válida para filhos que chegam à vida adulta herdeiros de uma previdência infantil. Isso porque os pais que investem em uma previdência privada para os filhos têm a oportunidade de assegurar que, na fase adulta, eles consigam planejar e conquistar o futuro desejado com mais tranquilidade. 

Muitos jovens adultos não prosseguem seus sonhos e ideais por não conseguirem prover os valores necessários para concretizá-los. Quando se investe em previdência para os filhos, estamos dando a oportunidade para que eles iniciem os seus sonhos (como trabalhar por conta, fazer um intercâmbio ou a faculdade desejada) com mais segurança, sem a preocupação do capital inicial para se manter. 

Segundo pesquisas, uma triste realidade brasileira é que 76% dos jovens que terminam o ensino médio não iniciam a faculdade por falta de dinheiro ou por não conseguirem bolsas de estudos. Outro motivo que os afasta da faculdade é o desejo de irem trabalhar para terem seu próprio dinheiro e não depender mais da família. 

Além disso, muitos jovens deixam de aproveitar grandes oportunidades de estudos e intercâmbios por falta de dinheiro para se manter.

Outro ponto merece atenção: é evidente que nenhum pai fará uma previdência pensando no pior, mas, caso venha acontecer qualquer acidente que deixe o seu filho inapto para o trabalho, ele estará garantido com os valores que receberá. 

Vale lembrar que a maioria das previdências estipula o valor mínimo de aporte em R$ 100,00 mensais. Esse número pode parecer baixo se analisado sozinho, mas pense nesse valor aplicado por 20 anos em um plano de aposentadoria, tendo como juros base 8% ao ano. No final do plano seu filho terá um pouco mais do que R$ 55.000,00 devido aos juros compostos. 

Como pode-se perceber, a previdência para os filhos é realmente necessária para garantir o futuro de quem você ama. Com ela, seu filho poderá iniciar algum empreendimento, estudar com tranquilidade, viajar sem preocupações, comprar o primeiro carro ou imóvel e, até mesmo, se aposentar com mais conforto. 
Que tal descobrir mais informações relevantes sobre educação financeira para crianças? Leia a nossa cartilha do Doutor Futuro!

botao-dr-futuro

Search