Uso correto do dinheiro: é possível ensinar aos filhos?

O uso correto do dinheiro deve ser um dos ensinamentos dos pais para os seus filhos em relação à educação financeira. Veja nossas dicas!


Os pais têm a obrigação de orientar seus filhos quanto ao uso correto do dinheiro, afinal de contas, a educação começa em casa.

Dizem que a criança busca nos pais o modelo ideal e, através dos seus exemplos, é que molda suas características e comportamentos futuros. O pai e a mãe são os heróis, que protege e a ensina a viver e enfrentar as mais diversas situações.

Isso também cabe quando o assunto envolve o uso correto do dinheiro, onde os responsáveis devem ensinar às crianças, práticas saudáveis de economia, poupança, investimento e gastos. 

É muito importante que os filhos saibam como funciona a economia doméstica, para isso é fundamental que recebam explicações a respeito do trabalho remunerado, dos esforços empreendidos para o retorno financeiro e o que significa salário.

As crianças precisam compreender que o conforto, e tudo aquilo que se adquire na vida, tem um preço. Isso fará com que valorizem o que possuem, sabendo que existe um esforço e um controle do dinheiro para que se tenha conseguido realizar aquela viagem ou adquirir um novo carro.

Desde cedo os filhos estarão cientes que o autocontrole nos gastos requer disciplina e que economizar faz parte da vida, afinal, é o uso correto do dinheiro que pode proporcionar os bons momentos.

 

Algumas orientações e ações podem ser passadas às crianças para que percebam o verdadeiro valor do dinheiro e da economia:

 

  1. Explique aos filhos como funciona os cartões de crédito e débito para que eles não pensem que é o banco que está bancando as contas dos passeios e dos lanches.
  1. Com relação aquele presente que eles tanto esperam, aguarde mais um pouco para comprá-lo, no objetivo de fazer com que percebam que as conquistas exigem esforço e tempo para serem obtidas.
  1. Através de comparações, mostre aos filhos a diferença entre o barato e o caro. Explique que produtos parecidos possuem valores diferenciados e que o uso correto do dinheiro possibilita economia para a família.
  1. Auxilie os filhos a determinarem as prioridades nas compras, fazendo-os compreenderem que nem tudo pode ser adquirido a qualquer tempo. Ajude-os a fazerem escolhas que levem em conta a importância daquilo que se deseja possuir. 

 

Todas essas ações e comportamentos influenciarão os filhos para o uso correto do dinheiro, o que proporcionará um futuro mais tranquilo e equilibrado em termos financeiros.
Caso queira saber mais sobre educação financeira para crianças, baixe nossa cartilha e comece o quanto antes!

 

botao-dr-futuro

Search