Previdência: mais que a simples aposentadoria!

Por muito tempo, acreditou-se que previdência se tratava apenas de aposentadoria, mas, ela pode ser sinônimo de garantia de um futuro melhor. Veja como lendo nosso post!


 

Quando você ouve falar no termo previdência qual o seu primeiro pensamento? Muitas gerações aprenderam que previdência era o valor pago para o INSS que resultaria na aposentadoria no fim de carreira e que era assunto para gente velha, mas, esse termo tem uma abrangência muito maior e vai muito além! 

Hoje é comum ouvirmos falar de Previdência Social, complementar ou privada e, até mesmo, infantil. 

A Previdência Social (pública) é a mais comum e conhecida pelas pessoas. Com certeza, você conhece alguém que se aposentou pelo INSS após um tempo de trabalho ou por incapacidade. 

Pode-se dizer que a Previdência Social é uma espécie de seguro, paga pelo Governo Federal e administrada pelo Ministério da Previdência Social. Ela tem como objetivo assegurar a subsistência do trabalhador quando ele encerra sua carreira por tempo de serviço ou por algum problema de saúde, ou ainda por tempo de contribuição. Essa contribuição é feita mensalmente e descontada em folha de pagamento ou, em caso de autônomos, paga por conta própria.

Muito se ouve falar também em previdência privada ou complementar e ela não tem ligação alguma com a social. 

As pessoas optam por ela como uma alternativa para complementar a previdência pública ou em substituição a ela. Pode-se dizer que a previdência privada é uma forma de investimento para ajudar a aumentar a renda quando chegar a aposentadoria pública ou para atingir objetivos mais confortáveis a longo prazo. 

Esse investimento existe no mundo inteiro e, muitas vezes, é oferecido por empresas para os funcionários em regime CLT, ou ainda por bancos e corretoras de forma aberta, mas, em regra geral, qualquer pessoa pode fazer um plano. 

É importante dizer que as seguradoras ou bancos, ou ainda corretoras, que oferecem a Previdência Privada apresentam simulações para orientar o valor ideal a ser pago no plano e o tempo certo de contribuição para garantir ao investidor uma renda confortável durante a aposentadoria. O dinheiro recebido no final do plano pode ser aplicado para rendimentos ou ser utilizado para realizar, um sonho, como, por exemplo, a compra de um imóvel. 

Muitos pais iniciam um plano de previdência privada assim que os filhos nascem e, quando esses chegam na idade adulta, têm uma quantia suficiente para passar pelo período da faculdade sem maiores apertos ou, até mesmo, para comprar seu primeiro imóvel ou para investir.
Como você pode observar, a Previdência Privada pode ser programada para garantir uma vida mais confortável na velhice, para a realização de um sonho e para ajudar seu filho a entrar na vida adulta com um bom capital. Conheça nossos planos e benefícios.

Search