Projeto Futuro Seguro retoma suas atividades 2015

Foto: Flávia Freitas

Projetar o futuro, no presente. Este é o objetivo do programa Futuro Seguro, que iniciou suas atividades de 2015 com a tradicional Ação Itinerante no Fórum do Méier durante toda a segunda-feira (09). O projeto Futuro Seguro é uma parceria da OABPrev-RJ com a Caarj, o INSS e a ADVCredi. O programa tem como objetivo esclarecer a advocacia sobre planejamento e educação financeira. Os eventos desta semana do Futuro Seguro estão fazendo parte segunda edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Enef), que acontece de 09 a 15 de março. A Enef é coordenada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira – Conef, e este ano sua realização coincide com a Global Money Week, evento mundial de educação financeira voltado para crianças e adolescentes, e que, em 2014, alcançou mais de 3 milhões de crianças e jovens em 118 países.

Ressaltando a necessidade de se planejar para o futuro, o diretor financeiro da OABPrev-RJ e tesoureiro da Caarj, Renan Aguiar, encerrou  o primeiro dia de atividades da segunda edição do Futuro Seguro. “Este é o primeiro projeto em que estas entidades, que já atuam em prol dos advogados, se mobilizam também pelo futuro destes profissionais. Temos a consciência de que muitos advogados ainda precisam tomar consciência da importância de planejar seu futuro, e este é o objetivo desta iniciativa”, afirmou.

Renan agradeceu a acolhida do presidente da subseção da OAB/Méier, Humberto Cairo, e explicou os motivos da escolha do local para o lançamento da edição 2015 do projeto. “Escolhemos o Méier para o relançamento porque compreendemos que o presidente é um daqueles que mais se dedica ao futuro dos advogados deste estado”, acrescentou Aguiar, entregando uma placa comemorativa a Cairo. “Agradeço à OABPrev-RJ e à Caarj por estarem aqui e por esta parceria, que tanto engrandece nosso trabalho”, disse Cairo.

A subseção foi palco também de uma palestra sobre educação financeira, ministrada pela economista Letícia Camargo. Ela falou da importância de se planejar para o futuro, de olho na aposentadoria. “É preciso aprender a fazer escolhas melhores. Passamos muito tempo trabalhando, mas pouco tempo cuidando da destinação deste dinheiro que foi tão difícil ganhar”, explicou Letícia, que também abordou temas como o consumo consciente, o uso racional de recursos como cartões de crédito e cheque especial e a necessidade de se fazer uma reserva de emergência. “Principalmente para a classe dos advogados, que é composta também por muitos profissionais liberais, isso é fundamental porque podem vir meses com mais ganhos, outros com menos”, considerou.

Um dos primeiros advogados a se aposentar pela OABPrev-RJ, Daniel Sant’Anna concorda com Letícia. “A vida é planejamento e organização”, afirmou ele, que se associou ao plano há 20 anos. Aposentado há cinco, ele ainda trabalha, mas sem a pressão do passado. “Hoje tenho 60 anos, ainda exerço a profissão mas procuro viver a vida com o melhor do que ela oferece. Ano passado, por exemplo, fiz três viagens ao nordeste de carro”, disse ele, acrescentando que passou aos filhos Danielle, que é médica, e Daniel, que é advogado, os ensinamentos para garantir tranquilidade no futuro: “Meus dois filhos também contribuem para a OABPrev-RJ, fiz os planos antes que eles completassem 24 anos, o que é permitido”.

Search