5 dicas para administrar o dinheiro corretamente

Administrar o dinheiro é uma tarefa que exige esforço e se não for feita com disciplina, não se obtém êxito. Conheça 5 dicas a esse respeito lendo nosso artigo!


A educação financeira nunca fez parte do currículo escolar. Quem é mais velho sabe que, dificilmente, isso foi ensinado por nossos pais, uma vez que eles também aprenderam sozinhos.

Como muitas coisas mudaram com o advento da internet, a educação financeira também passou por grande visibilidade e já é visível muitas famílias se preocupando com isso e passando, desde cedo, conhecimentos para seus filhos. 

No entanto, administrar o dinheiro é um grande desafio e uma tarefa indispensável para que se tenha um futuro tranquilo e seguro. Existem 5 dicas que colaboram efetivamente com a educação financeira e que possibilitam sucesso na relação com o dinheiro e com o mercado. Vamos a cada uma delas:

 

01. Livre-se das dívidas

Faça o levantamento de todas as suas dívidas, organize-as e inicie as conversas com os credores, buscando uma alternativa para quitá-las. Negocie sempre que possível! Tenha cuidado para não assumir compromissos que não possa atender e preze pela quitação dos títulos que possuem maior taxa de juros.

02. Gaste menos do que ganha

Pode parecer uma dica básica, mas é importante que, da receita mensal, sobre algum valor para fazer investimentos, portanto, organize-se e estabeleça um orçamento, controlando suas despesas para que elas não consumam todo o seu salário.

03. Guarde um percentual de tudo o que ganha

Organize-se de tal forma que possa ser guardado um percentual de toda a receita que você recebe, não conte com esse dinheiro para nenhuma atividade, pois ele será utilizado como investimento para garantir o seu futuro. 

Crie uma meta de investimento e faça o possível para cumpri-la. Uma aposentadoria ou a realização de um sonho será o resultado do seu esforço a médio e curto prazo em saber administrar o dinheiro. 

04. Muito cuidado com financiamentos e empréstimos

Não use o crédito que seu banco lhe proporciona, pois, os juros são altíssimos e lhe trarão problemas futuros. Só faça financiamentos onde os juros sejam vantajosos e que lhe proporcionem retorno, como, por exemplo, a aquisição de um imóvel ou um automóvel.

Empréstimos devem ser feitos apenas para pagamento de dívidas antigas, onde os juros sejam menores que aqueles que você vinha pagando, caso contrário, não os faça.

05. Invista em uma previdência privada!

Tenha disciplina e invista em uma previdência privada, garantindo melhores momentos e qualidade de vida na terceira idade ou na realização de algum sonho. Conheça bons planos que possam atender às suas necessidades e não abra mão de cuidar do seu futuro.

Administrar o dinheiro corretamente depende muito da disciplina, persistência e força de vontade. No entanto, fazer um esforço para poder ter mais qualidade de vida vale a pena. 

O imediatismo tem sido um dos grandes problemas dos dias atuais, onde poucos se preocupam com os dias futuros.

Se você deseja construir dias melhores, comece agora a trabalhar e poupar para isso. O investimento em previdência privada é uma das melhores opções do mercado para garantir um futuro de segurança e tranquilidade!

Se você possui dúvidas a esse respeito, procure a OABPrev-RJ, uma instituição voltada a atender aos advogados do estado do Rio de Janeiro que oferece as melhores opções em previdência privada. Acesse nosso site e conheça as possibilidades existentes.

Search